Ponto de Vista

10.02.2004

“Reforma Universitária proposta pelo governo Lula é regressista”

O professor Roberto Leher, considerado um dos grandes defensores da universidade pública, considera que o projeto de reforma universitária do governo é um passo para a privatização das universidades. Segundo Leher, a entrada de Tarso Genro no Ministério da Educação vai acelerar o processo.
O professor informa que o governo já começou o movimento pela reforma. A equipe econômica teria tomado três iniciativas para que a universidade pública passe a atender demandas do mercado. A primeira delas seria tentar aprovar no Congresso a parceria Público-Privada, onde as universidades públicas poderiam prestar serviços para empresas. Além disso, esse parceria permitiria que o governo pudesse comprar vagas para alunos em universidades particulares e transformá-las em vagas públicas. A segunda iniciativa diz respeito à Lei de Inovação Tecnológica. Por essa lei, laboratórios das universidades públicas poderiam ser utilizados por empresas e professores, enquanto técnico-administrativos poderiam ser contratados por essas empresas, por um prazo de dois anos, segundo às leis trabalhistas privadas. A terceira iniciativa justifica as duas anteriores e foi prevista no relatório interministerial sobre a reforma universitária entregue ao presidente em janeiro: é a visão de que a universidade pública precisa captar recursos no mercado para se auto-financiar. Leher considera essa filosofia muito danosa às universidades e diz que a universidade precisa ter autonomia para financiar os recursos que recebe do governo federal e não parar de receber esses recursos para procurá-los no mercado. Ele exemplifica dizendo que nos EUA, que é um país onde as maiores universidades são particulares, apenas 7,5% das verbas destinadas à elas são privadas. O restante é investimento governamental.

[ Leia a matéria na íntegra no PAINEL DE ARGUMENTOS ]

03.02.2004  Mudança no Ministério da Educação