27.01.2004

Cem anos de materna idade

“Nasceu a Maternidade sob os melhores auspícios, afagada pelo carinho e amor de um grupo de homens de boa vontade... O hospital moderno não é mais casarão soturno, que afugenta o doente, é o pavilhão alegre e risonho, plantado numa grande esplanada, rodeado de jardins, com varandas ornadas de orquídeas e de trepadeiras floridas”

Esta foi a descrição que a revista carioca “A Renascença” deu ao que hoje é a Maternidade Escola da UFRJ no ano da sua fundação. Criada por decreto do Presidente Rodrigues Alves em 18 de janeiro de 1904, a então Maternidade do Rio de Janeiro passou a integrar à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, hoje UFRJ, com a finalidade de dar proteção à gestante e às crianças recém-nascidas de famílias de baixa renda.
Em 100 anos de funcionamento, a Maternidade desenvolveu, através de pesquisas de alunos e professores, métodos inovadores no atendimento à mãe e seu bebê, como projetos de musicoterapia no aleitamento materno, UTI neo-natal e ambulatório à gestante HIV positiva. Teve também papel importante na formação de cursos de Pós-graduação em Obstetrícia nos níveis de mestrado e doutorado. Por tantas realizações importantes na saúde de seus pacientes, a Maternidade Escola comemora seu centenário durante todo o ano de 2004. O início das festividades aconteceu dia 21 de janeiro, com a presença da vice-reitora Sylvia Vargas, do Diretor da Faculdade de Medicina, Prof. Almir Fraga Valladares, do Decano do CCS, Prof. João Ferreira, do reitor da UNIRIO, Prof Pietro Novellino e do Prof. Emérito da UFRJ, Jorge de Rezende. Na programação, houve a exposição sobre a história da Maternidade e a solenidade de descerramento da placa comemorativa dos 100 anos.
O pavilhão “alegre” e “risonho” da “florida esplanada” das Laranjeiras, onde se abriga a Maternidade, propicia a formação de profissionais de alto nível para o trabalho em prol da saúde da gestante e da criança, e é motivo de orgulho durante esse século de existência para toda a comunidade acadêmica.

21.01.2004  Secretário de esportes visita UFRJ
13.01.2004  MEC libera verbas para obras emergenciais