Ponto de Vista

27.01.2004

Escola de Belas Artes no desfile das escolas de samba

Trabalhar ao lado dos carnavalescos mais renomados do carnaval carioca; viver o dia-a-dia dos barracões; transformar simples desenhos em esculturas gigantes que estarão na Sapucaí e agitarão o público presente no maior espetáculo do mundo. Desde outubro, é isso o que fazem 28 estudantes da Escola de Belas Artes da UFRJ. Eles passaram num concurso promovido pela Universidade e a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) e agora têm a oportunidade de aprender novas técnicas e pôr em prática nos barracões os conhecimentos da sala de aula. A professora Helenise Guimarães, coordenadora do projeto e pesquisadora de Carnaval há 20 anos, avalia que essa é uma oportunidade ímpar, pois, além de os alunos estarem trabalhando num ateliê gigantesco, eles também convivem com pessoas de uma realidade social completamente diferente da deles. “Eles rompem barreiras”, diz.
No barracão da Mangueira, trabalham as alunas Joana Borges e Débora Vogel. Para Joana, a experiência vem servindo para colocar em prática o que estuda e fazer contatos com os carnavalescos. Para Débora, o mais valioso é ver um desenho em escala pequena se transformar em realidade. Ambas passaram por várias áreas dentro do barracão, e produziram adereços, esculturas e agora começam a trabalhar nos famosos carros alegóricos.

[ Leia Mais no PAINEL DE ARGUMENTOS ]

21.01.2004  Vista de prova no vestibular de 2004