13.01.2004

MEC libera verbas para obras emergenciais

No início da gestão do professor Aloísio Teixeira e da professora Sylvia Vargas, foi realizado um levantamento das necessidades da UFRJ, em termos de infraestrutura, a pedido do Ministro da Educação, Cristovam Buarque. A professora Fátima Fernandes e a equipe da PR-3 – Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, sob a orientação do Pró-Reitor Joel Teodósio, estruturaram o Programa de Necessidades Emergenciais.
– Esse Programa de Necessidades Emergenciais foi orçado em R$244 milhões. A Universidade não tem como levantar esses recursos de imediato, mas dentro dos projetos apresentados pelas unidades e decanias, o que se identificou como prioritário foi a recuperação de telhados e de sistemas de distribuição de energia. A idéia básica é evitar infiltrações e diminuir o grau de risco de incêndios – disse a profª Fátima Fernandes, superintendente da PR-3.
O Ministério da Educação liberou cerca de R$15 milhões para a realização desses projetos ao longo de 2004, e também ajudou a Universidade a negociar sua dívida com a Light. Grande parte da verba, R$12 milhões, já está disponível para a administração da UFRJ e o restante chegará nos próximos três anos.
– Desses R$12 milhões nós usaremos uma parte pequena para pagar a primeira parcela da Light. A dívida era cerca de R$21 milhões e nós pagaremos a primeira parcela, de R$8,2 milhões, agora em janeiro. Já dispúnhamos de R$4 milhões e usaremos mais R$4 milhões dos R$12 milhões cedidos pelo MEC. Logo, investiremos R$8 milhões nesse Programa de Necessidades Emergenciais – destacou a profª Fátima Fernandes.

23.12.2003  Estudos Medievais
16.12.2003  UFRJ faz parceria com a UERJ