21.01.2004

Secretário de Esportes Visita UFRJ

O Secretário André Almeida Abrantes do Ministério dos Esportes visitou, no dia 15 de janeiro, o Laboratório de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, LADETEC, a fim de que o Ministério, ciente de suas necessidades, principalmente no tocante ao PAN 2007, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro, possa contribuir da melhor forma para seu desenvolvimento.
“Acreditamos que este laboratório cumpre uma função muito importante hoje em dia e cumprirá mais ainda em 2007 e em 2012 se o Brasil sediar as Olimpíadas, pois é a maneira que temos de coibir o uso de dopping, inibindo a prática de esportes sem saúde”, afirmou o Secretário.
Abrantes foi recebido pelo Prof. Francisco Radler do Instituto de Química. Radler contou um pouco sobre o histórico do LADETEC. “O laboratório foi criado em 1984 para fazer uma ponte entre a Universidade e a Sociedade”.
O LADETEC começou realizando serviços de Pesquisa e Desenvolvimento, envolvendo Cromatografia Gasosa de alta Resolução e Espectrometria de Massa, para indústrias e centros de pesquisas.
Apenas em 1989 entrou na área de controle de dopagem com o apoio da CBF e do Dr. Eduardo De Rose, da Comissão Médica do Comitê Olímpico Internacional, para realizar o controle “antidoping” da Copa América de Futebol daquele ano.
Foi fundado então, o LAB DOP, nas próprias instalações do LADETEC e, desde então, tem auxiliado a mais de 50 Federações Desportivas nacionais e internacionais, empregando sempre a metodologia de referência do Comitê Olímpico Internacional, COI.

13.01.2004  MEC libera verbas para obras emergenciais
23.12.2003  Estudos Medievais