No Foco

27.01.2004

UFRJ: tradição em vestibulares

Por tradição, o vestibular da UFRJ é o concurso de seleção para cursos de graduação mais respeitado do país, e o deste ano chega ao seu fim com um balanço positivo, tanto para os candidatos quanto para seus organizadores. Com pequenas mudanças em relação ao concurso do ano anterior, mas ainda bem similar, prova-se, mais uma vez, que tudo o que é feito tem critério científico e é analisado antes da realização.
Segundo Luiz Otávio Teixeira Mendes Langlois, professor do Instituto de Matemática e coordenador da Comissão Executiva do Vestibular, o modelo é basicamente o mesmo, houve apenas uma inversão em relação às datas. Neste ano, os candidatos começaram fazendo as provas específicas. Tiveram, no primeiro dia de prova, português, redação e uma disciplina específica, enquanto as não específicas foram feitas no segundo dia de prova. Tivemos que começar fazendo a prova de português, para dispormos de tempo hábil para corrigir as questões discursivas e a redação. Do ponto de vista acadêmico, nada mudou. Luiz Otávio acredita que as duas provas funcionaram bem, no sentido de que cumpriram seu papel: souberam discriminar bons alunos dos excelentes. "De modo geral, fiquei satisfeito com os resultados. – declara o coordenador.

[ Leia a matéria na íntegra no Notícias UFRJ ]

21.01.2004  Diálogo é o trunfo do CAp UFRJ