Fique de Olho

 
13.01.2004  
   

Planos da PR-5 para 2004

O Pro-Reitor de Extensão, Prof. Marco Antônio França, faz uma análise de seus projetos para 2004, focalizando a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, princípio discutido no Fórum que reuniu as Pro-Reitorias.
Dentro do programa de inclusão social do governo, realizado através do Ministérios da Educação, da Ciência e Tecnologia, entre outros, a PR-5 tenta responder aos editais do MEC, responsabilizando-se pelo quantitativo de bolsas para alunos envolvidos em projetos de pesquisa, que visam a aquisição de conhecimento de forma dialógica, e contribuam para sua formação acadêmica e cidadã. O Projeto Maré, que faz parte do Programa Acadêmico de Extensão Integrada em Comunidades, é um bom exemplo dessa troca que garante à população o acesso a serviços prestados por alunos. O Plano Diretor de Desenvolvimento de Municípios, feito por alunos da Faculdade de Urbanismo, é outro projeto de interação com a população e realiza intervenções urbanísticas no município de Mangaratiba, na região da Costa Verde fluminense.
O professor destaca a utilidade pública da Universidade e a importância de parcerias com o governo e o setor produtivo para a realização desses projetos. Em discussão realizada com as secretarias de Saúde municipal e estadual e com o Ministério de Saúde criou-se o Programa de Saúde da Família (PSF), mais um espaço de formação para os alunos da área da saúde.
A Pro-reitoria fechou acordo com Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e a Prefeitura do Rio para estudar a viabilização de um centro de treinamento na própria Universidade, especificamente, na Escola de Educação Física e Desportos, visando o Pan-Americano de 2007. Há também um acordo com as escolas de alto rendimento cubano para que seus professores vensham treinar nossos atletas. Outros acordos envolvem a troca de experiência entre especialistas cubanos de várias áreas e os da UFRJ. Neste intercâmbio destaca-se o laboratório de anti-dopping.
A extensão também garantirá, a partir deste ano, um formato único para cursos de extensão universitária presencial, garantindo aos alunos diploma característico da universidade.
Marco França enfatiza a criação, pelo MEC, de uma Secretaria para Educação à distância, que cuida de cursos de extensão ministrados em outras regiões do Estado. Na Região dos Lagos, por exemplo já funciona o NUPEM – Núcleo de Pesquisa Ecológica de Macaé , que já recebeu verba e terreno da prefeitura deste município para a realização de seus projetos. A prefeitura também investe na atualização de professores da rede pública para que possam contribuir com os projetos em andamento na região.
Já a prefeitura de Arraial do Cabo ofereceu em parceria com a Marinha do Brasil, por intermédio do Instituto de Pesquisa Paulo Moreira da Silva, um espaço físico para estruturar a universidade no local. Com isso, a PR-5 busca consolidar projetos de interiorização da universidade.

 

 

Últimas Matérias
23.12.2003  Reitor faz balanço no Consuni
16.12.2003  Debates sobre etnomusicologia
09.12.2003  A universidade (en)contra a favela