Tome Nota

09.12.2003

Seja um viajante prevenido

O Centro de Informação em Saúde para Viajantes, CIVES, oferece serviços de prevenção de doenças endêmicas e informações relativas à profilaxia das mesmas, através do atendimento individual e consultoria de empresas. O programa foi desenvolvido pelos docentes da área de doenças infecciosas do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da UFRJ. O serviço, implantado de 1997 com apoio do NESC, funciona com o agendamento de consultas pelo telefone 2562-6213 ou pelo e-mail agenda@cives.ufrj.br que deve ser feito com a maior antecedência possível. O atendimento tem a duração de 40 a 50 minutos e a tolerância de atraso para o viajante é de 10 minutos. Para a realização da consulta são necessários: o roteiro detalhado da viagem programada, um histórico de doenças anteriores e de alergias, comprovantes de vacinas e de tratamento médico atual. O CIVES está localizado na Cidade Universitária da UFRJ no 5° andar do Hospital Universitário. Outras informações no site www.cives.ufrj.br.

“Leis do Brazil”

Está disponível para consulta na Biblioteca Pedro Calmon, do Forum de Ciência e Cultura, a “Collecção de Leis do Brazil” que abrange os períodos de 1808 a 1952. O acervo pertenceu à Biblioteca da Faculdade Nacional de Filosofia da Universidade do Brasil. Da obra fazem parte cartas régias, alvarás, leis e decretos. Dentre as leis, encontra-se o decreto de 23 de fevereiro de 1808, que criou no Rio de Janeiro a cadeira de estudo da “sciencia econômica”. A Biblioteca Pedro Calmon faz parte do SiBi, Sistemas de Bibliotecas da UFRJ, acessível pelo endereço www.sibi.ufrj.br.

02.12.2003  Esportes para a comunidade
25.11.2003  Alfabetização na Maré