Ponto de Vista

09.12.2003

Novo Método de Avaliação do Ensino Superior Substituirá Provão

Com o propósito de avaliar as universidades através não só do desempenho dos estudantes, mas também dos docentes, da infra-estrutura e do compromisso que as instituições de ensino superior têm com a sociedade, foi apresentado pelo Ministro da Educação, Cristovam Buarque, um projeto para substituir o antigo e polêmico Provão. Neste documento foram propostas modificações como a não obrigatoriedade do exame.
Segundo a professora adjunta da Faculdade de Educação e membro do CEG, Conselho de Ensino e Graduação, Ana Canen, embora a proposta de avaliação institucional represente avanços com relação ao Provão, ele não pode ser o único meio de analisar o ensino superior no Brasil. A professora disse ainda que as reformas propostas pelo governo podem se realizar, mas é preciso que as universidades públicas tenham orçamento digno para pesquisas e outras atividades de ensino.

[ Leia na íntegra a opinião da professora Ana Canen no PAINEL DE ARGUMENTOS ]

02.12.2003  Você sabe com quem está falando?
25.11.2003  Cuidados com o computador para evitar vírus e desfrutar da Internet
18.11.2003  Idéias para o movimento estudantil