18.11.2003

Novos intercâmbios à vista

Zarpou do píer próximo à Praça Mauá, no início da tarde de sábado, dia 15 de novembro, o veleiro Nadezhda (Esperança), da Universidade Estatal do Extremo Oriente, prosseguindo sua expedição de circunavegação que terminará em março de 2004. Na quinta-feira, dia 13, a embarcação recebeu a visita de professores e alunos da Universidade, entre eles, pesquisadores integrantes do projeto UFRJ-Mar, que reúne atividades de diversas unidades, como o Programa de Engenharia Oceânica (PEnO) da COPPE, o Departamento de Engenharia Naval da Escola Politécnica, o Instituto de Biologia e a Escola de Educação Física. Segundo o professor Fernando Amorim, coordenador do projeto, a intenção é estender o intercâmbio técnico-científico da UFRJ com a universidade russa, que tem sede em Vladivostok. Há vários anos, importantes trocas de experiências são feitas com a universidade de São Petersburgo, em Moscou, sendo que pesquisadores daquela universidade ministraram cursos na pós-graduação de engenharia, colaborando para a implantação da COPPE, ainda nas décadas de 60 e 70.
A professora Enise Valentini, do PenO, lamentou que na visita a fragata não foi possível conhecer os laboratórios à bordo, devido a um desencontro de agenda com a equipe de pesquisadores russos, que no dia seguinte tiveram a oportunidade de ver de perto o tanque oceânico da COPPE entre outras instalações. Para Amorim, a distância e a língua dificultam, mas não impedem que a troca de informações se realize. “O fato de pesquisas sobre os mares e o meio ambiente poderem ser feitas com o auxílio de uma fragata, pertencente a uma universidade, deve servir de exemplo para que a UFRJ possa investir no acesso a uma embarcação que viabilize o treinamento de equipes de navegação e de pesquisadores que ajudem ao Brasil a desvendar os segredos de sua imensa plataforma marítima”, concluiu Fernando Amorim.
Protocolo assinado entre a Marinha Brasileira e a UFRJ, a bordo do navio-escola Cisne Branco, dia 13 de novembro, abre essa possibilidade. No próximo Olhar Virtual, destacaremos mais detalhes sobre o assunto.

11.11.2003  Rádio Interferência está no ar
04.11.2003  Conheça a RedeSist