De Olho na Mídia

18.11.2003

UFRJ tem presença recorde
Índice de faltosos à primeira fase do vestibular foi o menor já registrado: 6,27%

Apenas 3.321 candidatos faltaram ontem à primeira fase do maior vestibular do Estado, o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É o menor índice (6,27%) de toda a história do vestibular da universidade. Foram inscritos 53.173 candidatos para as 6.353 vagas oferecidas, um aumento de 15% de procura em relação ao ano passado, quando o índice de faltosos foi de 12%.
A queda no poder aquisitivo dos pais - refletida no índice de 17% de atraso dos pagamentos das mensalidades de escolas públicas do Rio em novembro, como noticiado pelo JB de ontem - pode ser uma das explicações para o índice recorde de comparecimento. Para a superintendente de Graduação e coordenadora-geral do vestibular da universidade, Déia Maria Ferreira, isto se deve à maior consciência do valor do dinheiro em tempo de crise.
- Já que gastou dinheiro com um concurso, vai responder a ele com sua presença. Vamos analisar os perfis sócio-culturais dos candidatos e ainda cruzar informações de anos anteriores para afirmar com maior segurança os reais motivos. Mas o aumento de 15% na procura já indica que estamos voltando a patamares antigos no quadro de alunos - afirmou.
Segundo o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, foi surpresa também o interesse pelos seis novos cursos de engenharia abertos este ano. Um deles, o de engenharia do petróleo, é o segundo mais procurado, com 21,8 candidatos por vaga, superando o de comunicação social. O curso de maior procura continua sendo o de medicina, com 33,3 candidatos por vaga.
No campus da Uerj, poucos candidatos chegaram atrasados e foram impedidos de entrar.
- Fiz vestibular ano passado para não ficar tão nervosa este ano, que é para valer, mas não adiantou muito - disse Clara Cunha, 17 anos, que tenta uma vaga na Faculdade de Direito.

Jornal do Brasil - Cidade
Publicado em 17 de novembro, segunda-feira