Resenha

18.11.2003

A Divulgação da Ciência como Literatura

Tornar a linguagem da ciência acessível ao público é sempre um grande desafio. Até o século 19, as obras científicas eram tão conhecidas dos leitores cultos e leigos, quanto as de caráter filosófico ou literário. A ciência fazia parte do todo. No século XX, os novos paradigmas levam a ciência a se distanciar cada vez mais do senso comum; os textos se tornam superespecializados e a comunicação mais fragmentada.Como tornar acessível um conhecimento tão restrito e estabelecer pontes entre outros universos da cultura é a questão deste livro. Só traduzir as obras ou encastelá-las em textos herméticos não resolve a questão. Recriá-las através de um texto mais trabalhado, estabelecendo uma boa relação com a literatura, é uma saída. Neste importante livro, a mexicana Ana Maria Sánches Mora analisa o texto de grandes cientistas como Einstein, Carl Sagan, Primo Levi, Asimov, entre tantos outros nomes, em texto acessível e cuidado.

A DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA COMO LITERATURA
Autora: Ana Maria Sánchez Mora
Editora UFRJ e Casa da Ciência

www.editora.ufrj.br

Cinqüenta anos de medicamentos antipsicóticos em psiquiatria
1ª Edição Eletrônica em Compact Disk (CD-Rom)

Obra Técnico-Científica Ilustrada, inédita em português, para consultas na área da saúde (Medicina; Farmacologia; Saúde Mental; Psiquiatria; Esquizofrenia), editada em comemoração ao I Cinqüentenário de Introdução Clínica do Primeiro Antipsicótico Sintético como produção do centro colaborador da Organização Mundial da Saúde, em Saúde Mental, do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Editor/Autor: Leopoldo Hugo Frota, M.D. - World Health Collaboration Centre in Mental Health, Co-Head at Instituto de Psiquiatria (IPUB/UFRJ), Rio de Janeiro; -Professor Adjunto do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); -Membro Relator do Comitê de Ética em Pesquisas Clínicas do IPUB/UFRJ. leopoldo.frota@uol.com.br.

11.11.2003  Pesquisadora da COPPE lança livro para facilitar a vida econômica
04.11.2003  Conservação: Conceitos e Práticas