04.11.2003

Conheça a RedeSist

Desde 1997, uma rede de pesquisa interdisciplinar na área da Economia da Inovação procura entender a dinâmica da introdução de novos produtos e novos processos produtivos na sociedade. Sediada no Instituto de Economia da UFRJ, a Rede de Pesquisa em Sistemas Produtivos e Inovativos Locais (RedeSist) conta com a participação de várias universidades e institutos de pesquisa no Brasil, além de manter parcerias com outras instituições da América Latina, Europa e Ásia.
Usando uma metodologia comum, estes centros de pesquisa espalhados pelo Brasil buscam, em conjunto, avaliar novas formas do desenvolvimento industrial e tecnológico associados à Era do Conhecimento. Para isso, com o patrocínio de órgãos públicos, vêm sendo realizadas pesquisas empíricas para análise de sistemas produtivos locais e de novas políticas para seu desenvolvimento. "Com entrevistas diretas a empresas, a rede tenta entender o que está por trás das estratégias utilizadas na decisão de introduzir na economia ou não um determinado produto ou processo", explica o professor José Eduardo Cassiolato, um dos coordenadores da RedeSist. Ele também integra a equipe organizadora da Conferência Internacional Sistemas de Inovação e Estratégias de Desenvolvimento para o Terceiro Milênio que acontece até quinta-feira, dia 6, no auditório do BNDES. Mais informações, sobre o evento, pelo telefone (21) 8142-5563 ou pelo site www.sinal.redesist.ie.ufrj.br/globelics/portugues.php.

[ Leia mais no Notícias UFRJ ]

28.10.2003  UFRJ lança programa Universitários Sem Fronteiras com a Unesco