De Olho na Mídia

23.09.2003

Um espaço repartido em temas

A implantação de centros temáticos foi o modelo encontrado pela turma da professora Vera Tângari para esculpir uma nova Cidade Universitária. Em duplas, 18 alunos se dividiram para analisar o campus. “Além do estudo físico, pesquisamos sua história e aspectos ambientais. Coletamos as principais necessidades de estudantes, visitantes e funcionários”, explica Roberta Leite Cardoso Silva.
A criação de um centro acadêmico com restaurante, biblioteca central, espaços de convivência e de capacitação com programas administrados por Senac, Senai e Sebrae estão entre as propostas. “Pensando em 2007 e nas Olimpíadas de 2012, idealizamos também um Centro Esportivo”, completa Laura Domingues Martinez. O projeto prevê construção de estádio com capacidade 70 mil pessoas.
Já o Centro Comercial ofereceria um shopping de médio porte, cinemas, parque rural (para entretenimento e pesquisa) e área recreativa nos moldes do Parque do Flamengo, com quadras, equipamentos para esportes, radicais, ciclovia e jardins de contemplação.
E não só. Para explorar a proximidade com o Aeroporto Internacional Tom Jobim, seria erguido espaço de convenções, com hotel, auditório, restaurante e estacionamento. O complexo ficaria junto a um megacentro cultural equipado com concha acústica teatro galeria de artes e museu de ciência. Parte da edificação do Hospital Clementino Fraga Filho, que nunca passou do esqueleto, abrigaria centro de pesquisas, consultórios particulares e alojamentos para parentes de pacientes internados pelo SUS.
Também assinam o projeto: Aline Afonso do Nascimento, André Soares Basílio, Caroline Carreteiro, Daniel Borges, Fábio Luiz de Jesus, Fernanda Garcia, Isabela Paes, Jimena Lacerda Silva, Lindomar Azevedo de Menezes, Marcelo Hamilton Sbarra, Marcelo Barra Garcia, Marcos Ramalho Soares, Marcus Pedro Fiorito, Maria Gabriela Figueiredo Silva, Rogério Kato e Sulamita Trindade.

Fabrício Marta
O Dia - Editoria Geral