Cursos e Palestras

 
13.07.2004  
   

Curso sobre Ecotoxicologia de Cianobactérias e Qualidade de Águas

Até o dia 17, o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho aceita inscrições, via e-mail, para o curso sobre Ecotoxicologia de Cianobactérias e qualidade de Águas. As aulas acontecem em dois dias, 24 e 25 de julho, de 8h às 17h.
A ementa do curso inclui conceitos básicos sobre ecofisiologia de cianobactérias, diferenciação destes microorganismos dos principais grupos fitoplanctônicos; identificação de condições ambientais que facilitam a dominância de cianobactérias em corpos d´água brasileiros, conceitos básicos sobre ecotoxicologia de cianobactérias: principais tipos de cianotoxinas já caracterizadas, seus mecanismos de ação, suas estabilidades na coluna d´água, processos de degradação e decomposição, limites máximos aceitáveis e riscos potenciais à saúde pública; metodologias já desenvolvidas para detecção de cianotoxinas, seus limites de detecção, suas aplicabilidades e exeqüibilidades; as técnicas de coleta e amostragem para identificação e quantificação de cianobactérias e as para realização de bioensaios em camundongos, testando sua neurotoxicidade e hepatotoxicidade, com determinação de concentração letal mínima.
O curso será ministrado no próprio Instituto, que fica no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no Bloco G, Anfiteatro G22. Para efetuar a inscrição, o interessado deve enviar nome, endereço, telefone, profissão, endereço eletrônico, RG, CPF e o nome do curso (Curso sobre Ecotoxicologia de Cianobactérias e Qualidade de Águas) para o seguinte endereço: cate@biof.ufrj.br. Mais informações podem ser obtidas pelo mesmo e-mail e pelo telefone 2562-6722.


HU oferece 30 vagas para curso de enfermagem

Até o dia 23 de julho, estão abertas as inscrições para as 30 vagas do 22º Curso de Extensão na Área de Enfermagem Clínica e Cirúrgica no Serviço de Treinamento e Desenvolvimento da Divisão de Recursos Humanos (STD/DRH) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, o Hospital do Fundão, da UFRJ.
Iniciativa conjunta do Serviço de Desenvolvimento da Divisão de Enfermagem (DEN) e do STD, o curso é voltado para técnicos e auxiliares de Enfermagem registrados no Conselho Regional de Enfermagem (COREN).
A prova escrita será realizada no dia 26 de julho e a inscrição custa R$ 30,00 (trinta reais). Os aprovados terão direito à alimentação durante as aulas praticas.
O curso será realizado entre 2 de agosto e 17 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas no STD, sala 1D42 ou pelo telefone 2562-2228, entre 8h e 15h, de 2ª a 6ª feira.

COPPE organiza curso sobre aqüicultura e pesca

O pesquisador Antonio Marcos Munis Carneiro, da área de engenharia de produção da COPPE/UFRJ, está organizando o I Seminário de Gestão Sócio-Ambiental para o Desenvolvimento Sustentável de Aqüicultura e da Pesca no Brasil (SEGAP), que será realizado entre os dias 25 e 27 de agosto.
O evento visa contribuir para a construção de novos modelos de gerenciamento sócio-ambiental que compatibilizem de modo sustentável o desenvolvimento econômico da aqüicultura e da pesca com a preservação ambiental no Brasil, proporcionando desse modo uma co-existência entre os atores sociais (entidades de profissionais e empresários da aqüicultura/pesca, grandes indústrias, órgãos governamentais, ONG´s) da cadeia produtiva de tais atividades e os das outras concomitantes nos ecossistemas costeiros, oceânicos e de bacias hidrográficas (exploração de hidrocarbonetos, hidroelétricas, turismo etc.) em atendimento à agenda do desenvolvimento sustentável. O seminário enfatiza, deste modo, a gestão ambiental da produção na aqüicultura e na pesca.
As inscrições são gratuitas mas as vagas são limitadas, podendo ser feitas no site http://www.sage.coppe.ufrj.br/evento040825/sage.asp. Mais informações podem ser encontradas na página do evento: http://www.sage.coppe.ufrj.br/segap.

 

Últimas Matérias
06.07.2004  Construindo Cidadanias no XXV ENEB
29.06.2004  Curso sobre Plantas Medicinais
22.06.2004  Debate sobre Cotas