No Foco

13.07.2004

Operando desafios

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – HUCFF, conhecido também como Hospital do Fundão, reúne, em seus 110.000 metros quadrados, não apenas serviços direcionados à população que precisa de ajuda médica especializada. Nele atuam também professores, pesquisadores e alunos numa sinergia que proporciona à Universidade o status de ter um dos melhores cursos de medicina do país, superando as adversidades. No HUCFF atuam cerca de 3.500 funcionários, entre docentes, profissionais da saúde e técnico-administrativos, contando ainda com médicos residentes e estudantes de medicina. Desde sua fundação, em 1975, o Hospital foi idealizado como um “verdadeiro compromisso social”, e assim mantém seu perfil até hoje.
Atualmente, o Hospital Universitário vem se destacando na realização de transplantes. O Dr. Joaquim Ribeiro Filho, prof. adjunto da Faculdade de Medicina da UFRJ e coordenador do Programa de Transplante de Fígado do Hospital Universitário, conta que o HUCFF é pioneiro em transplante de fígado no Estado e ainda realiza transplantes de rim, de medula, de córnea e pâncreas, além de ser considerado o segundo no Programa da América Latina em transplante de pulmão. “Os hospitais que realizam transplantes são geralmente considerados diferentes dos outros hospitais, principalmente aqueles que realizam transplante de fígado, pois trata-se de um transplante bastante complexo que envolve a interação de diversos profissionais.” afirma o Dr. Ribeiro.
Uma iniciativa bastante interessante é o banco de pele, ainda numa fase embrionária na UFRJ, que retira tecidos de pele de doadores cadáveres, conservando esta pele, que servirá de curativo biológico para doentes queimados. O Dr. Joaquim Ribeiro explica que o doente queimado fica sem a superfície da pele, então, o curativo é colocado no paciente e depois sua pele vai se reconstituindo.

[ Leia a entrevista no Notícias UFRJ ]

06.07.2004  Novo Prefeito para a Cidade Universitária
29.06.2004  Operação Inverno 2004
22.06.2004  Escola Politécnica inaugura Centro Experimental de Tratamento de Esgoto