06.07.2004

Muito mais que aparos de grama

Muitos membros da comunidade acadêmica da UFRJ acreditam que o Horto da Prefeitura Universitária só serve para cortar a grama e podar as árvores do campus, isso quando sabem que existe de fato um horto na Universidade. Mas ele existe e atua, e sua pluralidade de serviços deveria ser reconhecida. Para quem não sabe, o espaço fica ao lado da Prefeitura Universitária e tem uma paisagista de plantão, Beatriz Araújo, com diversos planos em mente e muita disposição para mudar o quadro às vezes desagradável de tantas unidades na Cidade Universitária.
Segundo Beatriz, há muito dificuldade em se ter notoriedade neste trabalho, pois as unidades não têm, atualmente, uma política de manutenção externa de seus espaços, e a maior parte do que é plantado acaba sendo roubado, arrancado do solo ou tendo tratamento inadequado. E, ao contrário do que se imagina, as pessoas que podam as árvores e aparam a grama são funcionários de uma empresa terceirizada.
Nesta nova gestão da Prefeitura, um dos objetivos do Horto é a integração com as unidades, não só quando se trata da plantação e locação das mudas nos jardins, mas também em parcerias que podem ser estabelecidas, como o trabalho feito com os alunos da Biologia (com quem a paisagista do Horto aprendeu muita conteúdo de botânica, como ela mesma afirma) e com os da Geografia, no projeto Geo-Mata.
No Horto há preferência pela plantação de árvores e outras plantas nativas da região, ou pelo menos do Brasil, evitando que o ecossistema seja ainda mais ameaçado pela incompatibilidade de espécies. Nas estufas, os funcionários fazem mudas ornamentais (folhagens e flores) e frutíferas.
A paisagista Beatriz Araújo pretende redirecionar a função dos funcionários do Horto, na sua maioria idosos, envolvendo-os num projeto de ensino de técnicas do paisagismo, para crianças de colégios públicos, ensinando a remodelarem os lugares onde vivem com criatividade e beleza.
Há 21 anos na UFRJ, antes como aluna e hoje como funcionária, Beatriz Araújo declara que aprendeu "a amar este lugar, mesmo com todas as dificuldades", e espera conseguir melhorar seu trabalho na gestão de Hélio Mattos na Prefeitura, que terá sua festa de posse numa área do próprio Horto.

29.06.2004  UFRJ é palco de homenagem a Oscar Niemeyer
22.06.2004  Pesquisadores da UFRJ avançam na luta contra leucemia