29.06.2004

UFRJ é palco da homenagem a Oscar Niemeyer

Noventa e seis anos, setenta dedicados às linhas e curvas da arquitetura, Oscar Niemeyer continua atuante e defensor das causas sociais no Brasil e no mundo. O grande nome da arquitetura recebeu nesta segunda-feira, dia 28, mais um título de Doutor Honoris Causa, agora pela Universidade Central de Lãs Villas (UCLV), de Cuba. Esse título já foi concedido pelo Centro de Pesquisa e Ensino de Arquitetura da Alemanha, a Universidade de Braz Cubas, em São Paulo, a Universidade de São Paulo e também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O evento Uma ponte entre ilhas e continentes, realizado no Forum de Ciências e Cultura, contou com a participação do reitor, prof. Aloísio Teixeira, da UFRJ; prof. José Saborido, da UCLV e prof. Nival Nunes Almeida, da UERJ, além de todos os pró-reitores.
Também compareceram o Decano do Centro de Letras e Artes (CLA), prof. Carlos Tannus, o novo Prefeito da Cidade Universitária, prof. Hélio Alves, o Diretor da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, Pablo Bernetti, o Diretor da Facultad de Construcciones (UCLV), prof. Roberto López e o coordenador do projeto, prof. Roberto Segre.
O reitor da UCLV fez um discurso em homenagem ao arquiteto não só pelo conjunto de sua obra, que segundo ele, é a mais importante do país, mas também pela defesa dos direitos sociais que Niemeyer sempre lutou. “Homem de extrema sensibilidade, é ponto de referência para cultura contemporânea. Niemeyer é América”, enfatizou o prof. José Saborido.
Nas palavras do prof. Aloísio Teixeira, a UFRJ sente-se honrada por ter sido palco dessa grande homenagem, ao fazer uma ponte entre Brasil e Cuba. Segundo o reitor, a importância do evento está em receber Oscar Niemeyer na Instituição e celebrar um título vindo de uma universidade cubana, sendo Cuba uma referência para aqueles que defendem os ideais comunistas, como o arquiteto: – Nós sabemos o que Cuba representa para lutadores como você e humildes seguidores como nós – afirmou Aloísio.
Oscar Niemeyer preferiu agradecer de uma forma diferente. Não querendo fazer discurso, ele apenas falou da importância de Cuba, que é um exemplo para América Latina, e lembrou do líder Fidel Castro: – É ele que nos ensina que é preciso arriscar. Quando a vida se degrada, só a revolução!
Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1935, Oscar passou alguns anos de sua vida se dedicando ao ensino público, quando foi coordenador da Escola de Arquitetura da Universidade de Brasília, em 1962. Hoje, ele aconselha os novos profissionais da arquitetura a encararem o mundo de forma lúdica e consciente, apesar de não acreditar mais no ensino público de qualidade. “O ensino é péssimo, ministrado dentro do possível pelas condições econômicas existentes (...) não basta o arquiteto sair da escola como ótimo profissional. É preciso que ele leia, se informe, assista a aulas sobre letras, literatura e que possa participar melhor desse mundo injusto em que vivemos”.
No final, o professor Roberto Segre, atualmente professor da Faculdade de Arquitetura da UFRJ, fez uma exposição sobre a vida e obra de Niemeyer, falando de alguns prêmios ganhos pelo homenageado ao longo de sua vida e mostrando os vários projetos arquitetônicos que ganharam forma nas mãos de um dos mais importantes arquitetos de toda história.

22.06.2004  Pesquisadores da UFRJ avançam na luta contra leucemia
08.06.2004  Dez Anos de Incubadora de Empresas da Coppe