Zoom

 
08.06.2004  
   

Dez Anos de Incubadora de Empresas da Coppe
Luciana Ramos

A Incubadora de Empresas da Coppe completa dez anos desenvolvendo métodos de empreendimento, abrigando empresas que estão nascendo (até agora foram 30) e cerca de 300 postos de trabalho, entre eles, 117 ocupados por mestres e doutores. Isso significa que, além de empregos, a Universidade gerou um número significativo de empresas altamente qualificadas.

O coordenador da Incubadora e do Parque Tecnológico da UFRJ, Maurício Guedes, faz um balanço desses dez anos, levantando aspectos do funcionamento da Incubadora, que foi criada pela Coppe, mas não exige que os seus componentes sejam ex-alunos do Centro de Tecnologia, nem mesmo da UFRJ. A proximidade da Universidade traz a essas empresas grandes benefícios, através parcerias de laboratórios com especialistas altamente qualificados.

Maurício Guedes fala da importância da Incubadora para alunos da UFRJ : “Ela representa uma nova janela para as suas carreiras. Oferece mais do que estágios. É uma alternativa de colocação no mercado, de ter a sua própria empresa. O papel dela é estimular quem tem a capacidade de gerar o próprio emprego. São pessoas com uma formação sólida, mas sem experiência como empresário.”

As 30 empresas oferecem ao mercado cerca de 90 produtos ou serviços inovadores, já concentram 15 pedidos de patente, e junto com a UFRJ, estão estimulando o desenvolvimento da economia no Rio de Janeiro. Na Incubadora, as empresas ficam, no máximo, por cinco anos. Durante esse tempo, elas têm uma série de vantagens, desfrutando da boa estrutura que é oferecida.

Os empreendimentos desenvolvidos ficam dispostos numa sala de uso privativo ou num posto de trabalho, em sala compartilhada por outra empresa, e ainda são apoiadas por consultorias na área de negócios e infra-estrutura de uso comum, compreendendo serviços de recepção, secretária, telefone, fax, acesso à rede de computadores, segurança e limpeza das áreas comuns, sala para reuniões, auditório, restaurante e sanitários. Eles também ganham assessoria na área jurídica, marketing, finanças e imprensa, o que permite a divulgação da empresa e sua visibilidade no mercado.

Para Maurício, é importante que esses empresários convivam com outras pessoas que pertencem ao mesmo ramo de experiência profissional, onde o maior desafio é transformar pesquisadores em sócios de empresas.

A Incubadora abriu seis vagas e até o dia 14 de junho receberá as propostas, que serão analisadas e selecionadas, posteriormente. Mais informações estão disponíveis pelo telefone (21) 2590-4334 e no e-mail: inc@inc.coppe.ufrj.br.

 

 

Últimas Matérias
01.06.2004  Projeto Alto Uruguai
25.05.2004  Coleta seletiva de lixo
18.05.2004  "Xô" cegueira com Projeto Luz