De Olho na Mídia

01.06.2004

Ministro interino da Educação diz que recursos destinados às universidades são insuficientes

O ministro interino da Educação, Fernando Haddad, admitiu nesta segunda-feira que os recursos previstos para o custeio das instituições federais de ensino superior, em 2004, estão aquém do necessário. A escassez de dinheiro obrigará as universidades a buscar outras fontes de recursos, disse Haddad.
- Entendemos que o orçamento de 2004 é insuficiente para que as instituições cheguem ao final do ano sem acumular novas dívidas. A bola está conosco e teremos que estender a mão - afirmou o ministro durante a solenidade de posse do reitor da Universidade Federal de Lavras (MG), professor Antônio Nazareno.
Atualmente, as 54 universidades federais do país possuem cerca de R$ 654 milhões para despesas com pessoal, manutenção de equipamentos e laboratórios. Desse total, R$ 54 milhões fazem parte de uma emenda articulada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) com parlamentares, para aliviar as contas das universidades.
Haddad disse, ainda, que o MEC precisa resolver a crise para garantir a realização das medidas propostas pela Reforma Universitária, que será entregue ao Congresso Nacional em novembro. Segundo Haddad, a situação crítica é a da Escola Paulista de Medicina, pertencente à Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e a da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a maior do Brasil. De acordo com o ministro, a certificação dos Hospitais Universitários, recém regulamentada pelo MEC, poderá pôr fim à falta de verbas, mas o problema enfrentado pela UFRJ ainda requer atenção.
- Os dois problemas terão tratamentos diferenciados, embora todo sistema apresente dificuldades em fechar suas contas, como tem acontecido nos últimos anos. Em 2004, começamos a reverter isso e, em 2005, espero que a realidade seja outra - disse ele.
No pronunciamento, realizado para um pequeno grupo de reitores e professores que acompanhou a posse, Haddad se mostrou preocupado com o desconhecimento, por parte da sociedade, sobre a produção universitária. Segundo ele, um dos objetivos do MEC é mostrar com mais clareza para a opinião pública os resultados obtidos pela comunidade acadêmica.

Agência Globo
Rio de Janeiro, 31 de maio de 2004