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01.06.2004  
   

Projeto Alto Uruguai

A Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai é uma região privilegiada por seu potencial natural e ideal para a produção de energia, o Projeto Alto Uruguai, por exemplo, prevê essa produção, bem como o consumo. No entanto, o planejamento visa a captação da energia, de maneira que a comunidade local e o próprio meio ambiente não sejam prejudicados.
As ações do projeto se dividem em três eixos: a conservação de energia, a produção alternativa de energia e a inclusão energética. Juntamente com estudos de impactos ambientais e sociais desta produção, os organizadores querem desenvolver fontes alternativas de energia ( a exemplo do biogás, produzido através dos dejetos de aves e suínos), que não provém das usinas hidrelétricas ou termelétricas.
A visão social do projeto abrange o acesso das comunidades rurais e urbanas que se encontram distantes do pólo energético de produção à energia elétrica — a chamada inclusão energética — e, conseqüentemente, à cidadania. Tanto a universalização quanto o desperdício de energia são assuntos relevantes neste planejamento.Os municípios envolvidos estão situados nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O Projeto Alto Uruguai teve início em maio de 2004 e é uma iniciativa da Eletrobrás, Eletrosul, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Universidade Comunitária Regional de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR/UFRJ) e prefeituras dos municípios da região. Sua duração está prevista para três anos.

 

Equipe do Coppead conquista primeiro lugar na América Latina

Três alunos de mestrado do Coppead/UFRJ acabam de conquistar o primeiro lugar na América Latina na terceira edição do E- strat Challenge (categoria MBA), jogo de simulação de estratégia de negócios promovido pela multinacional francesa L’Oréal. É o terceiro ano consecutivo que alunos da escola conquistam esta posição.
Competindo com o nome "JABÁ", o grupo formado por Eduardo Vairolatti Fonseca, Fábio Meletti de Oliveira Barros e Rodrigo Kalinowki foi o melhor entre 120 times, com mais de três mil estudantes de cursos de graduação e MBA de 47 países.
O desafio de cada equipe foi gerenciar uma empresa virtual de cosméticos concorrendo no "mercado" com outras quatro empresas, durante seis semanas (cada semana correspondeu a um semestre de atividades). As equipes/empresas de todo o mundo inscritas no jogo tomaram mais de 100 decisões estratégicas e analisaram cerca de 30 gráficos.
Equipes de escolas tradicionais como Insead e Harvard também participaram do jogo, mas o Coppead é a única que disputou a final das três edições do E-strat Challenge, além de ser a tricampeã na América Latina. Na primeira e segunda edições o Coppead ficou em segundo e terceiro lugar mundial, respectivamente.

 

 

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