Tome Nota

01.06.2004

Tratamento em Alcoologia e Adictologia

O Centro de Ensino, Pesquisa e Referência de alcoologia e adictologia (CEPRAL) é um Programa Acadêmico da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizado no Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA), voltado para atenção integrada aos Problemas Relacionados ao uso, abuso e dependência do Álcool e outras Drogas (PRAD).
Este trabalho funciona há quase dez anos, e a partir de 1998 ele passou a funcionar no HESFA, atendendo a pessoas com problemas relacionados ao álcool e outras drogas em nível de atenção primária e secundária e reabilitação, destacando ações e estratégias de prevenção.
O CEPRAL é dirigido pelo Prof. José Mauro Braz de Lima, MSc PhD, docente da Faculdade de Medicina e Diretor Médico do Hospital Escola São Francisco de Assis (HESFA). Profissionais das diversas áreas da Saúde, Humanas e afins compõem a Equipe Multidisciplinar. O paciente, quando encaminhado para o CEPRAL, deve passar inicialmente pela triagem do programa, que vai orientá-lo ao tratamento ideal.
O diferencial do tipo de tratamento prestado pelo HESFA é que não se cuida apenas do paciente, mas também de sua família, auxiliando-a a receber e aceitar o viciado. O CEPRAL também realiza um trabalho conjunto com a 1ª Vara da Infância e Juventude, assistindo o jovem socialmente predisposto a cometer algum tipo de crime.
O horário de atendimento realizado toda segunda-feira, de 13h às 17h, e o Ambulatório funciona de segundas às sextas de 8h às 17h. O endereço do HESFA é Av. Presidente Vargas, 2863 – Cidade Nova. Mais informações, pelos telefones (21) 2502-4301 / Fax: (21) 2502-2762 e pelo e-mail hesfa@alternex.com.br.

25.05.2004  Tratamento Dentário na Faculdade de Odontologia
18.05.2004  Novo Mamógrado no HUCFF