Ponto de Vista

11.05.2004

Use a medicação correta

Pelo terceiro ano consecutivo, a Faculdade de Farmácia promoveu, no dia 7, na Praça Saens Peña , a Campanha Nacional pelo Uso Correto de Medicamentos. O evento que tradicionalmente acontece no dia 5 , é coordenado pelo professor de hematologia, Jorge Fernando.
Um grupo de 15 alunos, de primeiro período, coletou informações através de questionários que mapearam o comportamento do público referente à auto-medicação e ao hábito de solicitar auxílio aos farmacêuticos das farmácias comerciais.
Além do questionário destinado ao usuário de medicamentos, o grupo levantou junto a essas farmácias, o cumprimento da Lei Federal 5991/73, que obriga a presença do farmacêutico durante todo o período de funcionamento do estabelecimento.
A Campanha Nacional tem o apoio dos órgãos representativos da classe profissional, com o objetivo de reforçar a importância da presença do profissional nas drogarias comerciais, com serviço de orientação farmacêutica e na análise das receitas médicas. que, segundo os profissionais, com freqüência incorrem em erros de dosagem.
Segundo o Prof. Jorge Fernando, as dificuldades sentidas pelos farmacêuticos em ocupar os locais de trabalho nas farmácias comerciais, é uma característica do Rio de Janeiro. Em outros Estados, ele percebe que a atuação do farmacêutico flui de forma mais integrada e consciente.

04.05.2004  Reforma universitária
20.04.2004  Planejamento urbano