Fique de Olho

11.05.2004

Arte do Instituto de Psiquiatria em exposição

Em homenagem ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 18 de maio, o Centro Cultural Justiça Federal inaugura, no dia 19, a exposição Justiça Seja Feita – um encontro com a arte do Instituto de Psiquiatria da UFRJ. A coletiva reúne obras de Célio Augusto Ferreira, Evaristo Francisco, Josinaldo Vinnes, Paulo César Tostes e Suzana Gonçalves. Cerca de 20 trabalhos serão expostos, entre pinturas e colagens.
Os artistas são pacientes que trabalham no Ateliê da Vida, uma iniciativa do Instituto de Psiquiatria da UFRJ, sob a coordenação da arte-terapeuta Eliane Santos, e supervisionados pela professora e psiquiatra Maria Tavares. A mostra confirma o pioneirismo das instituições brasileiras na humanização do tratamento de doentes mentais. Para Eliane, que também é curadora do evento, "a arte ameniza a loucura, ao propiciar a criação de laços afetivos". A professora Maria Tavares acrescenta que "artistas como Célio, Josinaldo, Evaristo, Suzana e Paulo puderam encontrar no espaço psiquiátrico um lugar para o acolhimento e tratamento do seu sofrimento psíquico, mas também de valorização e desenvolvimento de sua arte".

Exposição: Justiça Seja Feita – um encontro com a arte do Instituto de Psiquiatria da UFRJ – de 19/05 a 13/06, nas Galerias do 3º andar, no Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241, Cinelândia, Centro). Tel.: (21) 2510-8849.

Eventos do Forum de Ciência e Cultura

O Forum de Ciência e Cultura oferece uma rica programação ainda neste mês, como as apresentações de poesia, teatro, literatura, música, cinema e debates. Para desfrutar ao máximo das atividades, acompanhe a agenda, conferindo, no site do Forum (http://www.forum.ufrj.br) ou clique aqui.
O destaque da programação musical ocorre às quintas-feiras, com a presença de músicos importantes, com obras dos mais diversos compositores brasileiros e europeus. No projeto “O Forum vai ao Fundão”, será apresentado o II Ciclo de Cinema e Saúde, o Cine Letras e o projeto Forum Poesia, com uma performance que ocorrerá no Átrio da Reitoria.

PROGRAMAÇÃO DO FORUM DE CIÊNCIA E CULTURA EM MAIO

• Dia 12
- Projeto Forum Poesia - (Salão Moniz de Aragão, às 19h).
Homenagem a Oswald de Andrade.
Participantes: Jacinto Fábio Corrêa, Jiddu Saldanha, Suzana Vargas, Thereza Christina Motta/Oficina Amandaba Movimento, Expressão Poética (Beth Araújo, Beatriz Chacon, Josephina Carneiro, Naldo Velho, Sérgio Nacif, Teresa Mello) e Poetas da UFRJ (Denis Safer, Júlia Grillo e Júlia Pastore).

• Dia 13
- Projeto Música no Forum – (Salão Dourado, às 19h)
Recital de Piano - Marcelo Verzoni.
Obras de Mendelssohn, Frédéric Chopin e Ernesto Nazareth.

- Encontros Científicos – COPEA – (Salão Pedro Calmon, às 17h30min).
Conferência: Matéria Escura e Energia Escura.
Conferencista Reuven Opher (IAG/USP).

- Projeto Forum Poesia – (Hall da Reitoria/UFRJ, às 13h30min).
Poetas: Delayne Brasil, Gladys Lacerda, Jiddu Saldanha, Laura Esteves, Lauro Góes, Nilton Alves, Silvio Ribeiro de Castro, Tanussi Cardoso e alunos poetas da FL/UFRJ.

• Dia 14
- Forum na Tela / Cine Letras – (Auditório G2 - Faculdade de Letras, às 13h).
Grandes Líderes Revolucionários - Filme: Viva Zapata, de Elia Kazan.

• De 17 a 21
- Encontros Acadêmicos – (Salão Dourado, a partir de 13h30min).
VI Semana da Educação: A conscientização do educador, sua identificação e seu papel social .
Eixo I - A Educação no Brasil e seus sujeitos.
Eixo II - Espaços e tempos para o ensinar e aprender do Pedagogo.

04.05.2004  UFRJ vai ao metrô
28.04.2004  Semana do Trabalhador / Ato do Dia do Trabalhador