Fique de Olho

04.05.2004

UFRJ vai ao metrô

A Universidade Federal do Rio de janeiro, através da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Extensão, leva ao metrô a exposição Amazônia: um outro lado do Brasil. A exposição é resultado do projeto de pesquisa Crescimento, Desenvolvimento, Saúde e Nutrição em Populações Caboclas da Amazônia, desenvolvido pelo Professor Adjunto de Antropologia e Medicina, Hilton P. Silva, do Departamento de Antropologia do Museu Nacional/UFRJ.
A exposição traz ao público aspectos até então pouco conhecidos do cotidiano das pessoas e dos ecossistemas de duas regiões distintas da Amazônia: a região de várzea, com rios de águas brancas, e a região de florestas, com rios de águas negras. Através de fotografias e textos, elaborados dentro de uma visão fotojornalística e estética, serão exibidas as relações entre os indivíduos nas comunidades de Caxiuanã e das Ilhas de Ituqui, bem como o meio ambiente na região Amazônica, apresentando como é realizado o trabalho bioantropológico com grupos localizados em regiões isoladas do Brasil.
Algumas fotos que serão exibidas na exposição podem ser vistas no site http://collaboratory.lib.binghamton.edu/exhibit. O evento se realiza no período de 10 a 23 de maio, no Metrô da Carioca (Largo da Carioca, Centro). Contatos com o autor pelo e-mail hadasilva@acd.ufrj.br.

3o Festival UFRJMar

Com o objetivo de interiorizar a Universidade, expandindo sua área de atuação e pesquisa, nasceu o projeto UFRJMar, que neste mês de maio realiza seu 3º Festival.
Idealizado pelo então reitor, professor Carlos Lessa, o projeto visa estabelecer maior contato entre a Universidade e outras comunidades, promovendo uma troca de conhecimentos, oferecendo serviços, movimentando a economia local e atraindo o turismo de eventos, e não somente o ecoturismo e o turismo sazonal. “Este projeto tem um caráter interdisciplinar”, explica o Professor Fernando Amorim, coordenador do UFRJMar e integrante do Programa de Engenharia Oceânica, da COPPE/UFRJ.
O projeto conta com o apoio da Reitoria e foi posto em prática, primeiramente, na Ilha Grande, lugar favorecido por sua própria natureza e onde foi organizado o 1° Festival UFRJMar. O local foi escolhido por ter suas atividades essenciais (como a pesca e o cultivo de bananas) em declínio, e o turismo, como atividade em ascensão.
Para o 2o Festival, optou-se pela Região dos Lagos. A cidade escolhida foi Arraial do Cabo, primeira vila criada pelos portugueses no Brasil, e que apresenta condições econômicas semelhantes às de Ilha Grande e um grande potencial ambiental, sendo um local propício para obtenção, principalmente, de energia, seja eólica (dos ventos), das ondas, marés ou térmica. Assim, em parceria com a Prefeitura de Arraial do Cabo, a UFRJ procura beneficiar a cidade, no sentido de criar uma outra fonte de renda ao longo do ano, promovendo o seu desenvolvimento econômico através de atividades auto-sustentáveis. A Prefeitura pretende ceder à UFRJ uma área de 47 mil metros quadrados, que deverá ser aproveitada para a instalação do Núcleo de Pesquisa de Fontes Alternativas de Energia, por uma usina experimental e por atividades de oceanografia.
O Prof. Fernando Amorim destaca que a Região do Norte Fluminense, mais do que outras, precisa de assistência e de projetos que tenham uma base permanente. Atualmente, a UFRJ já vem realizando projetos de extensão na região, como o NUPEM, em Macaé.
O UFRJMar também busca colaborar neste processo de interiorização. Este ano, acontece o 3o Festival UFRJMar, que como os outros, terá oficinas científicas, esportivas e culturais, além de seminários, torneios e regatas. O evento busca atrair a comunidade local e da Universidade. O festival acontece no período de 24 a 30 de maio, em Arraial do Cabo. Mais informações e inscrições pelo site www.ufrjmar.ufrj.br ou pelo telefone (0xx21) 2562-8732.
Veja abaixo a programação.

3o Festival UFRJMar – Programação
· 1o Seminário sobre Projeto e Construção de Embarcações de Recreio, Turismo e Pesca da SOBENA – Sociedade Brasileira de Engenharia Naval . Dias 24 e 25 de maio.
· Seminário sobre energia (COPPE e Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento). 4a feira
· II Torneio de Pólo Aquático. Sábado e Domingo
· I Torneio de Hand Ball de Praia
· Regata Circuito UFRJ . Sexta, sábado e domingo.
· Regata MV25. Sábado e Domingo (festa e lançamento do barco)
· Marinharia. 4a , 5a, 6a e sábado.
· Construção de Embarcações para crianças e adultos. 4a, 5a e 6a .
· Oficina de Vela para crianças e adultos. 4a, 5a e 6a .
· Oficina de Navegação e Passeio Orientado
· Festival de Esportes de Litoral. 5a, 6a, e sábado.
· Muro de Escalada: Perspectiva Pedagógica. 5a,6a e sábado.
· Natação em Perspectiva
· Mergulho
· Caminhada
· Capoeira
· Educação Ambiental (NUPEM)
· Projetação ( pela Engenharia de Produção)
· Construção de instrumentos musicais (Escola de Música)
· Produção de animação com crianças (montagem de imagens e trilha sonora)
· Artes Plásticas
· Oficinas de Desenvolvimento Regional, História da região, “Os poetas e o mar” e outras

Observação: As datas de todas as oficinas serão confirmadas posteriormente.

28.04.2004  Semana do Trabalhador / Ato do Dia do Trabalhador
20.04.2004  Semana do Trabalhador no Hospital do Fundão