04.05.2004

Comemoração dos 65 anos da EEFD

Fundada em 1939, a história da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD) começou como Escola Nacional de Educação Física e Desportos (ENEFD) — a primeira escola brasileira de educação física de nível superior ligada a uma universidade, a Universidade do Brasil.
De acordo com o professor Armando Alves, Coordenador de Esportes da Escola, a história do esporte nacional segue um paralelo muito estreito com a história da EEFD. “Todo evento esportivo, dos mais antigos aos mais atuais, tem a participação de profissionais que cursaram ou que foram alunos de professores da Universidade. Estes 65 anos são, portanto, coincidentes com o tempo em que se pensa o esporte, se pesquisa o movimento humano e, mais atualmente, se coloca o esporte como espaço inclusivo na sociedade”.
Durante todos estes anos a Escola tem obtido bastante importância no desenvolvimento da área de conhecimento no país. Com apoio do Centro de Memória (CEME) e do CAEFD, na semana passada, foram realizadas várias atividades para celebrar seus 65 anos. A programação incluiu debate acerca de diversos temas, como a questão da pesquisa, da extensão e da integração entre professores, alunos e técnicos administrativos.
No último dia 30 de abril, foi realizada a I Volta da UFRJ, um percurso de 10 Km percorrido através do campus do Fundão. O evento aconteceu em clima de total descontração e chamou atenção de todos que transitavam pelo campus. Prof. Armando disse valorizar esse aspecto, pois acredita que, apesar dos problemas, o Fundão pode se tornar um local de boa convivência social, esportiva e de lazer.

Corrida e descontração
Antes da corrida principal, a descontração ficou a cargo das duzentas crianças de escolas da Rede Municipal que participaram do evento de abertura, o Festival de Corridas. As crianças são integrantes do Clube Escolar, projeto da EEFD em conjunto com professores do município e com a Secretaria de Esporte e Lazer, no qual participam de várias atividades esportivas na Escola. Foi bastante visível a satisfação e alegria no rosto dos atletas mirins. Eles concorreram em modalidades divididas por idade e receberam além de um lanche, medalhas comemorando a realização da tarefa. “A Escola de Educação Física é uma instituição formadora, principalmente de professores. Valorizar crianças e a prática de atividades físicas, principalmente em um lugar bonito como o Fundão, é um dos nossos maiores objetivos”, destacou prof. Armando.
O evento contou com apoio de vários órgãos da Universidade — SINTUFRJ, Prefeitura e, principalmente, a PR-4 (Pró-reitoria de Pessoal). Sua idéia é voltada para a integração do corpo social da Universidade e, portanto, também fez parte das comemorações da Semana do Trabalhador. Segundo prof. Armando, a I Volta da UFRJ já vem sendo sonhada há dois anos e agora que se concretizou, tende a acontecer anualmente, todo mês de abril, celebrando o aniversário da Escola. A partir do próximo ano, o desejo dos coordenadores é que a corrida passe a ser referência regional e até nacional.
A escolha da distância a ser percorrida, 10 Km, foi baseada nas exigências da Confederação Brasileira para que uma corrida se torne oficial. Para que se pudesse percorrer praticamente todo o desenho do campus, decidiu-se pelos 10 Km, o que revela mais um objetivo do evento: fazer quem não conhece o campus, conhecer e, quem já conhece, valorizar. “As pessoas que estão assistindo dos ônibus e das janelas dos prédios podem perceber que é possível fazer coisas boas e o campus vira uma festa”, acrescentou o prof. Armando. Os primeiros colocados na prova, foram Fabiano Serafim, com o tempo de 34min01s e, na categoria feminino, Sheila dos Santos, que completou a prova em 41min45s.

Pioneirismo
Em 1951, a Escola conseguiu sua sede no campus da Praia Vermelha e foi obtendo maior reconhecimento da Universidade, tanto no que se refere às estruturas administrativas acadêmicas (por exemplo, com participação ativa de professores da Escola no Conselho Universitário) quanto no que se refere ao seu corpo discente (o movimento estudantil na Educação Física Brasileira também foi pioneiramente organizado na Escola e seus alunos chegaram inclusive a ser presidentes do Diretório Central de Estudantes). Já no final da década de 60, a ENEFD se desloca para suas atuais instalações no campus do Fundão e com a reforma universitária de 1968, passa a ser a Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a EEFD.
Existem vários projetos sendo desenvolvidos pela Escola atualmente, como, por exemplo, o projeto de implantação do Programa de Extensão Universitária em Comunidades, com apoio da PR-5 (Pró-reitoria de Extensão), a realização da I Maratona de Revezamento da UFRJ, o Dia Olímpico Master e o projeto de Atividade Física na Vila Residencial dos Funcionários da UFRJ.

MAIS INFORMAÇÕES:
- Site da EEFD: http://www.eefd.ufrj.br