Resenha

06.04.2004

Fenomenologia em Wittgenstein

Wittgenstein foi uma das mentes mais agudas, potentes e anticonformistas do século XX; é considerado um dos grandes "destruidores da metafísica". Em vida, só publicou um livro, o Tractatus logico-philosophicus. O outro – Observações Filosóficas - foi publicado depois de sua morte em 1956. É considerado, com Martin Heidegger e Friedrich Nietzsche, o maior filósofo do século XX. Com apenas dois livros, Ludwig Wittgenstein mereceu milhões de volumes escritos sobre seu modo de pensar a vida. Em Tractatus, uma obra de 80 páginas, publicada na Inglaterra, ele abriu caminho para estudos da lógica e da filosofia do início do século. O livro de Bento Prado Neto procura analisar a obra do filósofo alemão abordando aspectos inexplorados nas duas obras e assim oferecer pistas para maior compreensão desses importantes textos. Paulista, Bento Prado Neto é formado em Filosofia pela USP, lecionou na Universidade Federal do Paraná e atualmente é docente do departamento de filosofia da Universidade Federal de São Carlos.

Fenomenologia em Wittgenstein
Bento Prado Neto
Editora da UFRJ

30.03.2004  Análise Financeira das Empresas