Ponto de Vista

23.03.2004

De olho na tela

Os corredores e ante-salas da UFRJ, conhecidos como pontos de sociabilização do corpo social universitário, agora, ganham mais informação. Telões, implantados no Forum de Ciência e Cultura no Salão Pedro Calmon, no Auditório do CFCH, no hall do CT, no CCMN, no CCS e na Reitoria, transmitirão ao vivo o Conselho Universitário dos órgãos colegiados da Universidade, o CONSUNI. A idéia é dar mais transparência às sessões e aproximar o Conselho dos integrantes da Universidade, ao ajudar a comunicação interna da UFRJ e promover a representatividade e participação da comunidade acadêmica.
O projeto é uma iniciativa da reitoria, preocupada em superar a cultura da fragmentação da maior Universidade pública do país, e está dividido em três etapas. “Estamos nos organizando para promover o auto-conhecimento da própria instituição. Esta é a razão da divisão do trabalho em fases. Na primeira, haverá o registro e transmissão do CONSUNI através dos telões, como se fosse uma videoconferência, nos pontos de instalação definidos” – explica Sergio Duque Estrada, responsável pela produção do projeto. Carinhosamente apelidado de “Senadinho”, em analogia à TV Senado, a iniciativa dispõe aos usuários da internet a sessão do conselho. Essa será a segunda fase. “Contamos com o apoio do NCE (Núcleo de Computação Eletrônica) para a difusão virtual. Na terceira fase a parceira também será indispensável, pois atingiremos as unidades isoladas como o Colégio de Aplicação, a Faculdade de Direito e o IFCS (Instituto de Filosofia e Ciências Sociais)” ressalta Sérgio.
O projeto piloto já está em fase de implantação, o que anima integrantes do próprio conselho e alunos que ainda o desconhecem. Como sintetiza Sérgio Duque Estrada: “Essa dinâmica enriquece o debate e constitui um ponto favorável nas discussões acadêmicas. O fluxo de informação aumenta e a resposta virá dessas concentrações em volta dos telões. Vejo como uma inovação que transforma as relações dentro da Universidade”.

16.03.2004  Qualidade no serviço público
09.03.2004  Boa, barata e própria!
17.02.2004  "...pra não se machucar no Carnaval..."