No Foco

23.03.2004

Reserva de vagas e limitações orçamentárias

Estudo prevendo adoção de reserva de vagas na UFRJ de 20% para estudantes das escolas públicas e um balanço da situação orçamentária da instituição foram apresentados em entrevista coletiva à imprensa, dia 22 de março. O reitor Aloisio Teixeira destacou que os estudos feitos pela Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PR-1) servem de base para a elaboração de proposta da UFRJ, a ser debatida e aprovada pelos órgãos colegiados, sobre mudanças nos critérios de acesso a vagas pelos aprovados no vestibular. “Institucionalmente, o que a Universidade tem é um estudo”, afirmou o reitor, não havendo ainda nenhum projeto que afirme como e quando a reserva de vagas será implantada. Quanto ao orçamento, um alerta preocupante: o déficit deste ano pode chegar a casa dos 34 milhões de reais, equivalente a mais de dois terços da receita prevista no orçamento de 2004, estimada em 53 milhões de reais.
Atualmente, cerca de 70% dos estudantes do Estado do Rio de Janeiro que se formam no ensino médio são provenientes da rede pública. Segundo estudos, baseados em dados do vestibular 2004, desses 70%, apenas 30% se inscrevem para concorrer a uma vaga na UFRJ. Ao fim dos exames, das 6300 vagas oferecidas, apenas 37% foram ocupadas por alunos da rede pública, enquanto 63% foram preenchidas por estudantes das escolas particulares, invertendo, na prática, a proporção entre alunos da rede pública e privada com formação de nível médio.

[ Leia a matéria na íntegra no Notícias UFRJ ]

16.03.2004  Seminário 64+40: Golpe e Campo(u)s de resistência