De Olho na Mídia

 
16.12.2003  
   

Netuno mais próximo

Simulações feitas em computador mostram que, se Netuno tivesse surgido mais próximo do Sol, o cinturão poderia se formar logo depois dele, com uma massa próxima da observada, na posição que o oitavo planeta ocupa hoje (cerca de 30 vezes mais distante do Sol que a Terra).
Depois, uma dinâmica curiosa se daria: de um lado, os objetos do cinturão atrairiam Netuno para fora, fazendo com que o planeta lentamente iniciasse um movimento de migração. Em contrapartida, a atração gravitacional de Netuno faria com que os objetos se acelerassem, aumentando a amplitude de suas órbitas e se posicionando ainda mais além.
Em resumo, Netuno e o cinturão de Kuiper teriam migrado juntos, no início da evolução do Sistema Solar, para seu estado atual (veja o quadro abaixo).
A primeira sugestão de que isso pode ter acontecido veio do pesquisador brasileiro Rodney Gomes, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em estudo publicado na revista especializada "Icarus". Ele sugeria um modo pelo qual a migração de Netuno poderia produzir as populações de KBOs que têm um determinado tipo de órbita, a de alta inclinação. Para o quadro teórico ficar completo, faltava explicar como os de baixa inclinação teriam sido produzidos.

[ Leia a íntegra da matéria ]

Salvador Nogueira
Folha de São Paulo - Ciência
Publicado em 01 de dezembro, segunda-feira

 

Últimas Matérias
09.12.2003  Tudo sob controle
02.12.2003  Poluição ameaça bacias
25.11.2003  Mosquito da dengue ameaça o verão