Tome Nota

25.11.2003

Alfabetização na Maré

A partir de fevereiro de 2004, os alunos da UFRJ poderão dar um exemplo de expansão do conhecimento para sociedade, alfabetizando jovens e adultos da Maré. Para a realização da atividade, que atenderá moradores da comunidade, a Universidade promove uma seleção de candidatos.
Os interessados devem cursar pelo menos o 2° período de graduação e ter disponibilidade, principalmente, para o período noturno. As inscrições estão abertas até o dia 1 de dezembro, entre 10h e 16 h, na Escola de Serviço Social (campus da Praia Vermelha) ou no prédio da Reitoria (Ilha do Fundão). Os estudantes selecionados vão trabalhar durante um semestre, recebendo bolsa mensal de R$ 241,50
A iniciativa partiu da pesquisa elaborada pela ONG Centro de Estudos de Ações Solidárias na Maré, que em 2000, identificou na região um índice de analfabetismo de 7%. A Pró- Reitoria de Extensão da UFRJ decidiu enviar ao Ministério da Educação o projeto para formar 30 turmas de 25 alunos, ministradas em escolas municipais, ONGs e Igrejas do local.

Instituto de Nutrição recruta voluntários

O Instituto de Nutrição da UFRJ recruta indivíduos entre 20 e 59 anos, obesos, com pressão alta, açúcar no sangue e altos níveis de colesterol, para participar de um projeto de pesquisa. Após as avaliações, os voluntários vão receber orientação nutricional.
Não podem se candidatar pessoas com diabetes ou usuários de remédios para a redução de taxas de açúcar no sangue.
Os interessados devem se dirigir ao Hospital Universitário, bloco J, sala 24, 2° andar, ou ligar para os números 2562-6596, 2562-6601 ou 2562-6697.
O Hospital Universitário fica na Ilha do Fundão.

18.11.2003  Estudos no Canadá
11.11.2003  Concurso de trabalhos universitários