Ponto de Vista

09.09.2003

O que se pretende fazer com o projeto da Casa 1.0?

A Casa 1.0 é um projeto criado pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) que procura atender o déficit habitacional para população de baixa renda. O projeto chamou atenção do assessor da Prefeitura da Cidade Universitária, arquiteto Oswaldo Silva, que pretende trazê-lo para faculdade de arquitetura para aprimorá-lo. “Como já existia a Casa 1.0 da associação, pensamos em contribuir para o seu aprimoramento, em que os alunos e orientadores pudessem participar da construção de uma casa barata, de qualidade e com um bom projeto arquitetônico”, completou o assessor, que é professor da FAU-UFRJ.
Com o custo estimado em 10 mil reais, a casa vai ser sempre um projeto de estudo e poderá ser pensada para um conjunto de políticas públicas. Segundo Oswaldo, “a prefeitura realizou um concurso a fim de eleger um projeto para ser construído baseado na proposta da Casa 1.0. Foram entregues 23 projetos e dois serão construídos, um no horto e outro na Coppe. Com isso, os alunos não vão só receber a teoria, mas um contexto social e prático dos obstáculos que eles terão que enfrentar na carreira profissional”..

[ Veja a entrevista na íntegra no PAINEL DE ARGUMENTOS ]

02.09.2003  Novos desafios da responsabilidade social corporativa