Ponto de Vista

 
12.08.2003  
   

O Casamento entre Homossexuais

Um dos assuntos mais polêmicos da atualidade é o casamento entre homossexuais. A posição da Congregação para Doutrina da Fé da Igreja Católica, em seu documento “Considerações sobre propostas a conferir reconhecimento legal a uniões entre pessoas homossexuais” se coloca contrário ao assunto afirmando que é um fenômeno moral e social preocupante. O antropólogo da escola de Ciências Sociais, Peter Fry, discorda da posição da Igreja Católica e diz que não vivemos mais em uma sociedade pastoril tribal. “As uniões chamadas de casamento não são mais como alianças entre grupos sociais, mas entre indivíduos. Uniões não são contratadas apenas para a procriação de filhos, mas para a produção de estilos de vida próprios da vida urbana contemporânea”.
Segundo o professor, a recusa de mudança da Igreja Católica está ligada, principalmente, a duas questões: a tentativa de passar a imagem de uma intransigência em relação ao assunto e em segundo, a firme postura conservadora numa tentativa de competir com as igrejas fundamentalistas protestantes.
“Este comportamento é preocupante. A conhecida posição da Igreja contra o uso de camisinhas só pode ser entendida como hipócrita e mortífera. A posição contra a homossexualidade e contra as suas uniões representa uma negação da enorme mudança de conceitos morais no ocidente moderno”.
Preservando a separação entre Estado e religião, no Brasil, o encorajamento do uso de camisinhas por parte do Ministério da Saúde foi e continua sendo, um elemento fundamental na capacidade de enfrentar, de uma forma racional, a grave ameaça do vírus HIV/AIDS, afirmou o professor.

[ Leia mais no PAINEL DE ARGUMENTOS ]

 

Últimas Matérias
05.08.2003  O porquê do número de transplantes ser tão baixo
29.07.2003  O que fazer para revitalizar os campi do Fundão e Praia Vermelha
22.07.2003  De olho na reforma da previdência