No Foco

12.08.2003

Incubadora da COPPE une universidade e sociedade

O Projeto de Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) é uma iniciativa da COPPE/UFRJ, sediada na Praça da Prefeitura Universitária, que vem proporcionando grandes benefícios para as comunidades de baixa renda do Rio de Janeiro.
Criado em 95, o projeto tem como objetivo integrar profissionais socialmente marginalizados do mercado trabalho e apoiar a geração de cooperativas empreendedoras, desde sua concepção até sua autogestão, num período que dura três anos.
A ITCP conta com o apoio de diversas instituições como a Fundação Banco do Brasil, o Comitê de Entidades Públicas no Combate à Fome e pela Vida (COEP), a Fiocruz e a Prefeitura do Rio de Janeiro através do Programa Favela Bairro.
Segundo o gerente de incubagem, Antônio Araújo, a garantia do sucesso do empreendimento depende de três fatores: a coesão e o interesse do grupo na qualificação profissional e administrativa, o desenvolvimento da técnica empresarial e a rotatividade da direção.
E é com esta receita que a Incubadora da COPPE já criou mais de 30 cooperativas com variados tipos de serviços oferecidos como montagem industrial, eletricitários, transporte, costura, construção civil e limpeza hospitalar.
Uma das primeiras cooperativas a darem bons resultados, a Cooperativa Arco Íris se mantém no mercado há sete anos, reunindo trezentos trabalhadores da Comunidade do Caju. Apesar da competição das grandes empresas e do descaso de políticas públicas, conseguem administrar o empreendimento e servir como fonte de renda para essa comunidade.

[ Leia a matéria na íntegra no Notícias UFRJ ]

05.08.2003  Projeto Ecolagoas é premiado em congresso