Ponto de Vista

29.07.2003

O que pode ser feito para se revitalizar os campi do Fundão e da Praia Vermelha?

Maria Ângela Dias/Prefeita da UFRJ: Antes de falarmos sobre o tema da revitalização precisamos entender que a melhoria na qualidade de ambiente na Universidade não pode ser equacionada apenas com a segurança policial, mas também por duas políticas básicas: a de urbanização que visa orientar o local por onde circulam os freqüentadores dos campi e a ocupação que tem como objetivo desenvolver atividades de lazer à comunidade. É necessário, por exemplo, que se introduzam alguns equipamentos urbanos como a sinalização, os avisos dos pontos de ônibus, telefones, latas de lixo, os nomes das ruas, e a iluminação das vias. Precisamos, também, buscar uma parceria para viabilizarmos um centro esportivo. Com isso, a universidade será revitalizada tanto para os seus usuários como para os visitantes, e facilitará o trabalho dos vigilantes que patrulham os campi.
Acredito que os professores, alunos e funcionários têm também algumas sugestões a oferecer para a formulação destas políticas. Por isso a Prefeitura e a SubReitoria de Patrimônio e Finanças sob a responsabilidade do Profº Joel Teodósio, estão montando um seminário para que a urbanização da UFRJ seja elaborada por todos que a freqüentam.

22.07.2003  De olho na reforma da previdência