No Foco

 
03.08.2004  
   

UFRJ tem projeto para Vila Residencial

Com histórico anterior ao da própria construção do campus da Ilha do Fundão, a Vila Residencial dos Funcionários da UFRJ vem lutando por melhorias de urbanização e qualidade de vida para sua população. Ela ocupa uma área de 20 mil metros quadrados, reunindo quase 2000 mil pessoas, em aproximadamente 350 residências.
A Reitoria da Universidade, através de um programa da PR-5 (Pró-Reitoria de Extensão), tem por objetivo utilizar o local como um laboratório social, fazendo uso das diversas áreas do conhecimento que a própria instituição possui, baseado em 3 pilares: saúde, educação e desenvolvimento social, e urbanismo. O projeto consiste em uma troca de saberes entre a comunidade acadêmica e os moradores da vila. Algumas unidades já realizam trabalhos no local, como a Escola de Enfermagem Anna Nery, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e a Escola Politécnica. A idéia é que a partir do modelo da vila, as propostas desenvolvidas possam ser exportadas para outras comunidades. Reuniões estão sendo feitas entre os membros da associação de moradores, a UFRJ e o BNDES que deverá financiar o projeto.
A coordenação geral deste programa de extensão é da Prof.ª Selene Alves, da PR-5, do Prof º Pablo Benetti, da FAU, e de Rejane Gadelha, da Associação de Moradores da Vila Residencial dos Funcionários da UFRJ (AMAVILA).

[ Leia a entrevista no Notícias UFRJ ]

 

 

Últimas Matérias
27.07.2004  Plano de Bacia pode salvar Guandu
20.07.2004  EIM: diagnóstico e prevenção
13.07.2004  Operando desafios