Fique de Olho

03.08.2004

Espetáculo Pelos Mares da Vida fala de brasilidade e cidadania

A Companhia Folclórica do Rio (UFRJ) apresentará, de 19 a 29 de agosto, no Teatro Cacilda Becker, o espetáculo Pelos Mares da Vida. Baseado em pesquisas de campo realizadas desde 1987, quando a Companhia foi criada como grupo representativo da UFRJ, o evento comemora o mês do Folclore.
A proposta da Companhia Folclórica é conciliar o trabalho acadêmico de pesquisa, ensino e extensão realizado por pessoas da comunidade universitária que compõem o seu elenco, através de cursos, palestras e espetáculos.
A exibição contará com manifestações da cultura dos povos que vivem o mar, como danças, músicas ao vivo e expressões artísticas e tradicionais de imagens poéticas do mar. A intenção é levar ao público de todas as idades a reflexão sobre a importância artística, social e política da cultura popular brasileira na formação de identidade e cidadania.
Pelos Mares da Vida poderá ser assistido de quinta a domingo, às 19h30. O ingresso custará R$ 4 para estudantes, crianças, idosos, artistas registrados, funcionários e professores das universidades federais de todo o país e R$8 para os demais.
O Teatro Cacilda Becker fica localizado na rua do Catete, 338 – Tel.: 2265-9933.

Programação do FCC

Nos próximos dias, o Forum de Ciência e Cultura promoverá eventos com diversidade e qualidade, celebrando estas duas características específicas de eventos sob sua organização nos campi do Fundão e da Praia Vermelha. Dia 10, o Projeto Forum na Tela exibe, no Salão Moniz de Aragão, às 18h, o filme Que bom te ver viva, de Lúcia Murat, seguido de uma palestra sobre a questão do feminino sob as abordagens da própria cineasta e de Jessie Jane.
Para quem gosta de filmes ambientais, acontece a II Mostra FICA no Rio, no Salão Pedro Calmon, às 17h, com a participação dos vencedores do VI Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental. Surplus, de Erik Ganini; Arne Sucksdorff: Uma vida documentando a vida, de Bárbara Fontes; e Memórias do Meio Ambiente, de Anna Terra e Ricardo Carvalho Brasil, são os filmes que abrem a mostra realizada pelo FCC e pela UNESCO, que começa no dia 10 e segue até dia 13.
O Projeto Música no Forum, que acontece no Salão Dourado, às 19h, apresentará o sinestésico Mosaico Musical, com a participação de Kristina Augustin (viola de gamba) e Maria Eugênia Sacco (cravo). Elas farão uma releitura de obras de Diego Ortiz, Girolando Frescobaldi, Tobias Hume e Telemann. A curadoria é do professor Luiz Senise.
No Fundão, o FCC com o apoio do Laboratório de Tecnologia Submarina da COPPE e da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) e o Sintufrj promove, no dia 12, o I Encontro de Cultura da Índia. O evento conta com reflexões sobre a filosofia Yoga, no auditório do Bloco A do Centro de Tecnologia, às 8h30. Às 10h, a dançarina Mônica Maia fará performances de dança indiana, no mesmo local, seguida da apresentação do grupo Namastê Yoga UFRJ Surynamaskar. Ao meio-dia, haverá um almoço indiano no Grêmio da COPPE. O ticket antecipado custa R$6,00 e, no dia do evento, R$8,00. A programação se estende com um debate sobre Filosofia e Yoga às 14h, Festival de Mantras Indianos às 16h e o encerramento às 18h.
O endereço do FCC á Av. Pasteur, 250, 2º andar - Urca. Mais informações, ligar para 2295-1595, ramais 113 e 117 ou 2562-8473.

COPPEAD lança programa para jovens profissionais

O Programa de Formação da COPPEAD oferece quatro cursos: Administração Internacional, Finanças, Logística e Marketing. O objetivo é enriquecer a experiência dos participantes com uma visão sobre as melhores práticas e ferramentas da atualidade. A grade das disciplinas foi desenhada a partir de pesquisas junto às principais empresas brasileiras, sobre o perfil ideal para jovens profissionais: "o objetivo é formar analistas em sintonia com as necessidades das empresas, por isso, os cursos têm conteúdo bastante prático", diz Angela da Rocha, diretora da COPPEAD.
Em setembro, a COPPEAD lançará um novo programa voltado para atender os profissionais mais jovens, um diferencial em relação aos cursos que oferecia anteriormente, direcionados a profissionais com, pelo menos, três anos de experiência.
As inscrições já começaram e podem ser feitas através do site. As entrevistas seletivas começarão a ser realizadas a partir do dia 18 de agosto de 2004. Mais informações, ligar para 2598-9800 / 2598-9840 / 2598-9814, ou acessar o site do programa.

27.07.2004  III Seminário do Mestrado em Ciências Contábeis
20.07.2004  Seminário Internacional Territórios Produtivos