Tome Nota

21.10.2003

Tratamento psiquiátrico, psicológico e de serviço social para servidor da UFRJ

O servidor da UFRJ tem acesso gratuito, através da Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST) e do Instituto de Psiquiatria da Universidade do Brasil (IPUB), a tratamento psiquiátrico, psicológico e de serviço social. É o projeto PRASMET (Pólo de Atuação de Saúde Mental do Trabalhador da UFRJ), que fica no ambulatório do IPUB.

A doutora Silvia Jardim, uma das responsáveis pelo projeto, diz que entre os objetivos destaca-se a assistência aos trabalhadores da UFRJ que sofrem com transtornos mentais e estão ameaçados de serem afastados do trabalho e aposentados compulsoriamente. O tratamento visa a recuperação desses profissionais e a volta deles ao trabalho.

Cerca de 300 servidores já passaram pelo PRASMET e a doutora tem várias histórias de recuperação para contar: “há oito anos recebemos uma servidora com vinte e poucos anos que tinha transtornos mentais e estava às portas da aposentadoria. Fizemos o tratamento com ela e hoje ela está trabalhando normalmente e nunca mais precisou de apoio”, diz a doutora.

A assistente social da DVST, Ivete Calado, ressalta a importância do trabalho integrado no PRASMET: “não são só psiquiatras que atendem. Há também o acompanhamento de psicólogos e assistentes sociais”. Além disso, o projeto conta com trabalho voluntário e participação de estudantes de pós-graduação em Medicina, Psicologia e Serviço Social.

O projeto é mantido pelo Sistema Único de Saúde e pela Universidade. Uma consulta psiquiátrica em clínicas privadas custa entre R$ 100 E R$ 150. Na UFRJ o trabalhador não precisa desembolsar qualquer quantia.

O trabalhador que quiser ter acesso ao PRASMET deve ligar para DVST e se cadastrar. A divisão encaminha, posteriormente, o servidor ao IPUB para que o tratamento seja iniciado.

O telefone da DVST é 3867-6693 e 3867 6543.

Sistema de Bibliotecas e Informação

O Sistema de Bibliotecas e Informação - SIBI/UFRJ disponibiliza, a partir de 22 de outubro, o acesso remoto (fora dos campi) ao Portal de periódicos CAPES, em atendimento a pedidos de professores e pesquisadores. O serviço prevê duas etapas: cadastramento e instruções de uso. Para maiores informações, procurar a biblioteca de sua unidade.

14.10.2003  Doutorado e mestrado no IPPUR
07.10.2003  Orientação jurídica