Resenha

 
21.10.2003  
   

Um Rio Chamado Atlântico

O livro reúne 20 ensaios sobre as relações históricas entre o Brasil e a África Atlântica. O autor desmitifica e ao mesmo tempo aprofunda a questão da vinda dos negros para o Brasil, mostrando, tanto no plano político quanto no cultural, as relações entre os dois países desde o século XVI até o século XIX. Mostra como o Brasil e África eram um mundo só. O que se passava de um lado influenciava o outro.
Na margem de lá – aspectos da arquitetura brasileira na África, história dos 19 escravos brasileiros que retornaram para África e formaram comunidades próprias. Influência do Brasil na África.

Um Rio Chamado Atlântico - A África no Brasil e o Brasil na África.
Alberto da Costa e Silva - Presidente da Academia Brasileira de Letras em segundo exercício. Foi embaixador da Nigéria e no Benim.
16 x 23/ 287 páginas
R$ 35,00

http://www.editora.ufrj.br


Contabilidade Ambiental – Uma informação para o desenvolvimento sustentável


Lançado pela editora Atlas, o livro trata de uma questão fundamental para a preservação do meio ambiente, a educação ambiental, ao fazer relação entre o aprendizado ecológico e o uso dos postulados da Contabilidade. Relata e mensura eventos econômicos, de órgãos públicos e privados, que atinjam direta ou indiretamente a natureza. Segundo a autora Aracéli Cristina de Souza Ferreira, é necessário um conhecimento mínimo dos termos técnicos adequados para medir os impactos ambientais. Paralelo a uma retrospectiva histórica que mostra a preocupação com o meio-ambiente, o livro retrata os aspectos sociais, culturais e educacionais que envolvem a questão.
Aracéli Cristina de Souza Ferreira é doutora em Controladoria e Contabilidade e diretora da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis da UFRJ.



Últimas Matérias
14.10.2003  O funk e o hip-hop invadem a cena
07.10.2003  Consumidores e Cidadãos
30.09.2003  O Mistério do Samba