Pássaros
do Pan
Os jogos do Pan-Americano de 2007 ainda nem começaram e já
viraram assunto de discussão. A polêmica gira em torno
da logomarca do evento, criada por Ney Valle, e tida como um plágio
da obra “Birds on Blue” de Henry Matisse. A questão
é: até que ponto a influência de um artista
pode se transformar numa cópia de seu trabalho? |
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José
Barki
Professor da FAU
“Nas Olimpíadas de Barcelona, o logo era original,
mas lembrava muito as obras de Miró. No contexto deu
bem certo. Miró representa toda a identidade da cultura
espanhola e tinha tudo a ver com Barcelona. Era uma influência
que se justificava. No caso do Rio, o logo não condiz
com o clima da cidade. Ali você tem a figura humana,
o pássaro, o Pão de Açúcar...
é muita informação. Acho que a questão
não é o plágio em si, mas a falta de
sintonia entre o logo e a cidade do Rio de Janeiro”,
avalia o professor. |
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Enéas
Valle
Professor da EBA
“Plágio
ou cópia é um procedimento de reprodução
artística que foi muito utilizado antigamente quando
não havia a fotografia. Era um registro. Atualmente
o que se tem em artes é a influência que é
natural no processo de crescimento do artista. Matisse utiliza
as formas e as cores com muito impacto, o que aumenta sua
repercussão em outros pintores. Não vejo mal
em ser influenciado por outras obras, mas o excesso de influência
prejudica a qualidade da arte. Mais importante do que a técnica
é a originalidade de seu autor”, conclui Eneas
Valle. |
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