Olho no Olho

 
26.08.2003  
   

Pássaros do Pan

Os jogos do Pan-Americano de 2007 ainda nem começaram e já viraram assunto de discussão. A polêmica gira em torno da logomarca do evento, criada por Ney Valle, e tida como um plágio da obra “Birds on Blue” de Henry Matisse. A questão é: até que ponto a influência de um artista pode se transformar numa cópia de seu trabalho?

 
             
 
José Barki
Professor da FAU


“Nas Olimpíadas de Barcelona, o logo era original, mas lembrava muito as obras de Miró. No contexto deu bem certo. Miró representa toda a identidade da cultura espanhola e tinha tudo a ver com Barcelona. Era uma influência que se justificava. No caso do Rio, o logo não condiz com o clima da cidade. Ali você tem a figura humana, o pássaro, o Pão de Açúcar... é muita informação. Acho que a questão não é o plágio em si, mas a falta de sintonia entre o logo e a cidade do Rio de Janeiro”, avalia o professor.
 

Enéas Valle
Professor da EBA

“Plágio ou cópia é um procedimento de reprodução artística que foi muito utilizado antigamente quando não havia a fotografia. Era um registro. Atualmente o que se tem em artes é a influência que é natural no processo de crescimento do artista. Matisse utiliza as formas e as cores com muito impacto, o que aumenta sua repercussão em outros pintores. Não vejo mal em ser influenciado por outras obras, mas o excesso de influência prejudica a qualidade da arte. Mais importante do que a técnica é a originalidade de seu autor”, conclui Eneas Valle.

   
   
 

 

Últimas Matérias
19.08.2003  Os contras à redução do Fecam
12.08.2003  Cenas de violência no Rio de Janeiro
05.08.2003  A polêmica das Invasões