Olho no Olho

 
05.08.2003  
   

A polêmica das Invasões

Apesar de movimentos populares como o MST e o MTST (movimento dos trabalhadores sem teto) contribuírem para a conscientização política de seus membros e para a sociedade em geral, a invasão de terras privadas causa polêmica. A questão em debate é se as invasões são válidas como meio de luta social.

 
       
Neide Esterci

“A invasão é uma forma de luta que o MST inaugurou há 20 anos atrás. É um protesto que vem dando resultado e pode ser encarado como um exercício da cidadania” comenta Neide Esterci, professora de Antropologia da UFRJ. “O que não é válido, como movimento de protesto, é o incentivo à violência como meio de pressão junto as autoridades” Neide acredita que a mídia, de um modo geral, não dá um tratamento digno ao movimento, ao mostrar apenas notícias relacionadas a conflitos nas áreas invadidas. “O MST é um exemplo não só na área social, mas no âmbito político, ao aperfeiçoar o exercício da democracia” destaca.

 

Antônio Santoro

“Do ponto de vista jurídico, não se pode tolerar atitudes ilegais sob argumentos políticos. A invasão de terra com esta finalidade é uma forma de auto-tutela não contemplada pela legislação brasileira” enfatiza o professor da faculdade de Direito da UFRJ, Antônio Santoro que não acredita que as invasões possam contribuir para uma melhoria social. “Um movimento social, por melhores que sejam suas intenções, necessariamente rompe com o governo que o apóia ao agir de forma revolucionaria e corre o risco de tornar-se um movimento esquizofrênico ao não adotar uma política coerente entre ideais e atitudes”.

 
 
       

Últimas Matérias
29.07.2003  É greve ou não é?