No Foco

05.08.2003

O Projeto EcoLagoas é premiado em congresso

O EcoLagoas foi eleito, entre 50 outros projetos, como melhor atividade de ecologia em desenvolvimento no país. Fruto de uma parceria entre a UFRJ, a Prefeitura de Macaé e a Petrobrás, esse projeto foi premiado no congresso de Ecologia de Águas Continentais (Limnologia), realizado em Juiz de Fora, entre os dias 21 e 25 de julho.
Participaram da eleição 1500 cientistas da área de ecologia, de universidades nacionais e órgãos do governo Estadual e Federal. A elevada produção científica do EcoLagoas obteve grande destaque na votação. O projeto já produziu 59 teses de mestrado e doutorado, mais de 800 apresentações em congressos nacionais e internacionais e cerca de 270 publicações em revistas do Brasil e do exterior.
Criado em 1992, o projeto tinha como objetivo, inicialmente, o monitoramento ecológico das lagoas costeiras no Norte Fluminense. Um ano depois, surgiu o Núcleo de Pesquisas Ecológicas de Macaé (NUPEM), vinculado ao Instituto de Biologia da UFRJ. Segundo o coordenador do EcoLagoas, professor Francisco Esteves o objetivo era facilitar o desenvolvimento de pesquisas e atividades de alcance social e ecológico na região.
Deia Maria Ferreira, superintendente da Sub-Reitoria de Ensino de Graduação e Corpo Discente, afirma que o NUPEM é a única base de pesquisa da Universidade que funciona fora do Município do Rio de Janeiro, oferecendo cursos de educação ambiental para professores, alunos e pescadores do Norte Fluminense.

29.07.2003  'Urso Branco' volta a circular
22.07.2003  Cerimônia de posse do reitor Aloísio Teixeira