De Olho na Mídia

19.08.2003

UFRJ tira diretora da Educação

Mudanças à vista na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). O Conselho Universitário, órgão máximo representativo da instituição, se reuniu quinta-feira e decidiu destituir a professora Speranza França da Mata da direção da faculdade. A professora Suely Souza de Almeida ocupará o cargo interinamente até o resultado de nova eleição, no prazo de 60 dias.
O reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, explica que a ex-diretora cometeu diversas irregularidades. A última delas foi recorrer à Justiça para questionar a decisão do Conselho de Ensino de Pós-Graduação de suspender o edital do concurso de pós-graduação da faculdade. “O curso estava ameaçado de ser descredenciado pela Coordenação do Ensino Superior (Caps) do Ministério da Educação.A universidade não pode permitir a perda de qualidade do ensino”, argumentou.
Na última avaliação do Caps, a faculdade recebeu nota 3. Com menos um ponto, o curso é descredenciado, e o diploma passa a não valer mais. Speranza disse que vai entrar novamente na Justiça contra a destituição. O reitor também criou Comissão de Processo Administrativo Disciplinar para apurar as irregularidades da gestão da ex-diretora.

O Dia
Publicado em 16 de agosto, Sábado