Notice: Undefined index: ip in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-05-31/05_05_31_ponto.php on line 2

Warning: include(): http:// wrapper is disabled in the server configuration by allow_url_include=0 in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-05-31/05_05_31_ponto.php on line 15

Warning: include(http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=18.189.186.214): failed to open stream: no suitable wrapper could be found in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-05-31/05_05_31_ponto.php on line 15

Warning: include(): Failed opening 'http://www.olharvirtual.ufrj.br/contador/contador.php?cod=ponto&ip=18.189.186.214' for inclusion (include_path='.:/usr/share/pear:/usr/share/php') in /mnt/unity/olharvirtual.ufrj.br/portal/ant/2005-05-31/05_05_31_ponto.php on line 15
ponto de vista
Ponto de Vista
31.05.2005
O fim dos engarrafamentos é possível?
Vanessa Sol

Não é novidade para nenhum morador do Rio de Janeiro os freqüentes congestionamentos no trânsito da cidade. O carioca passa horas em estressantes engarrafamentos durante seu deslocamento diário. Esse tempo poderia ser utilizado para a prática de esportes, lazer, estudo ou qualquer outra atividade mais interessante do que ficar entediado vendo um monte de carros parados, sem contar com outros problemas mais graves como, por exemplo, a poluição ambiental provocada pela emissão de gases dos automóveis. Recentemente, o Governo Estadual mapeou todo o sistema de transporte do Rio com o objetivo de solucionar os problemas do setor. Visando esclarecer quais seriam as possíveis soluções para otimizar o tempo de viagem e diminuir o congestionamento no trânsito da cidade do Rio de Janeiro, o Olhar Virtual entrevistou o professor adjunto do Programa de Engenharia de Transporte da COPPE, Walter Porto Junior, a respeito do assunto.

“O problema do trânsito no Rio de Janeiro são causados pela falta de diretrizes que possam conduzir a efetivas políticas públicas no Estado. Geralmente, os governantes querem fazer obras pontuais que resolvem apenas problemas específicos. No entanto, essas medidas não solucionam o problema e com o passar do tempo só o agrava, gerando congestionamentos ainda maiores. O sistema de transporte precisa ser visto detalhadamente para que os problemas conjunturais sejam definitivamente resolvidos. O caos que existe, hoje, no trânsito do Rio de Janeiro é reflexo do que acontece no Brasil. Há uma grave falta de planejamento. As rodovias estão em péssimas condições de uso e o sistema de transporte urbano existente já não atende às necessidades da população. Isso acontece porque o poder não ocupou seu lugar dentro desse sistema.
A redução dos congestionamentos só será possível quando for priorizado o transporte de massa, que é alimentado por sistema menores. Além disso, é necessário integrar os meios de transporte e investir nos meios hidroviários, pois ainda são mal utilizados no Estado.
No entanto, é importante salientar que o governo do Estado fez um amplo e consistente levantamento de dados, uma radiografia completa do trânsito e do transporte. Esse banco de dados atualizado faz parte da base do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU). Para que os problemas de trânsito no Rio de Janeiro sejam resolvidos e que a base do PDTU tenha resultado é preciso que ele seja utilizado a partir do que ser quer na área de transporte.
Quando o PDTU foi apresentado falou-se em sistema de transporte metropolitano integrado, transporte sustentável, inclusão social, porém é necessário traduzir essas palavras em ações, políticas e diretrizes que possam solucionar o problema do transporte de forma efetiva. Ou seja, não resolver apenas problemas localizados, mas sim os conjunturais, que perduram por anos”.

Notícias anteriores:

• 24/05/2005 - Política Monetária nacional
• 17/05/2005 - Estudo sobre a África
• 10/05/2005 - Um ônibus ecologicamente correto