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17.05.2005
Desafio Sebrae 2005
 
Carlos Eduardo Cayres
             

Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ coordena Desafio Sebrae que tem nova plataforma na edição 2005

Pelo sexto ano, a Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ vai coordenar todas as etapas do maior jogo de negócios do país, o Desafio Sebrae. Para a versão deste ano, que terá como centro da disputa a administração de uma floricultura, foi criado um novo software, mais ágil e flexível, que permite um maior grau de interferências retratando oscilações como as de um mercado real. A plataforma, metodologia e material de apoio foram desenvolvidos pela equipe da Incubadora em 2000, primeiro ano em que o jogo foi realizado.
As inscrições já estão abertas e universitários de todo o Brasil, independente do curso, podem se inscrever através do site www.sebrae.com.br até dia 20 de junho.


O jogo

O Desafio Sebrae é um jogo de empresas voltado para universitários de todo Brasil em qualquer área do conhecimento. O objetivo é incentivar os jovens estudantes a encontrar no empreendedorismo um outro caminho profissional.

Todas as etapas são acompanhadas por uma equipe de 20 profissionais da Incubadora, que trabalham nove meses por ano desde o lançamento até a disputa final, em dezembro. O começo do jogo está marcado para o dia 08 de agosto. A premiação dos vencedores estaduais do jogo está prevista para o período de 3 a 10 de novembro. Já a semifinal nacional acontece no Rio de Janeiro com a participação de 32 equipes, entre os dias 15 e 20 de novembro. A final nacional está marcada de 8 a 12 de dezembro, em Brasília.

Dividido em cinco fases, o Desafio tem as três primeiras etapas virtuais - em que os competidores jogam via internet - e as outras duas presenciais, quando apenas as melhores equipes estarão competindo. Durante estas fases, os cerca de 50 mil jogadores são levados a uma série de tomadas de decisões como nas áreas de preço, produção, marketing, recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento, entre outras.

Na disputa, os jogadores reúnem-se em grupos com 3 a 5 componentes e cada equipe fica responsável por gerenciar virtualmente uma empresa. As equipes são divididas em chaves, onde são simuladas situações semelhantes às que os empresários enfrentam no dia a dia.

Durante a realização das etapas, a competição se torna cada vez mais difícil e apenas os grupos que conseguirem os melhores resultados estarão aptos para prosseguir na disputa. Quando chega o momento em que se torna necessária a presença dos jogadores, apenas as melhores equipes do Desafio Sebrae estarão competindo.

A competição segue o conceito do business game, o mesmo usado no treinamento de executivos. Cada tomada de decisão vale pontos. Quanto mais acertadas forem as decisões, mais chances de ganhar a disputa. Contam pontos decisões sobre mão-de-obra, custos, preços, matéria-prima e marketing.

Em alguns meses de envolvimento, o participante tem a possibilidade de testar sua capacidade de tomada de decisões, de trabalhar em equipe, de buscar soluções, tendo também a oportunidade de enriquecer seu espírito empreendedor.

Novas regras

O Desafio 2005 vem cheio de novidades. Os jogadores poderão atuar na concepção da empresa. Nas versões anteriores, os universitários recebiam empresas já constituídas, ou seja, com o parque industrial montado, produção inicial e número de funcionários estipulado, entre outros elementos.

Agora, os grupos vão contar com um capital virtual para iniciar o empreendimento e investir durante todo o jogo. Terão que decidir desde a distribuição e destinação deste capital, para daí em diante seguir crescendo e consolidando o trabalho diante de situações favoráveis e adversas tanto no cenário macro quanto micro do negócio.

Outra mudança é que a cada decisão que a equipe tomar, será preciso justificar a ação, possibilitando que os integrantes analisem seus passos e reflitam sobre aquilo que estão decidindo. Um dos pontos que também será incentivado nesta edição é a maior interação do participante com a administração dos recursos humanos da empresa.

O capital que a equipe recebe no início do jogo servirá também para contratação, treinamento e investimento em pessoal. Com isso, a idéia é alertar os participantes para a importância de se investir e administrar os recursos humanos da empresa.

Quem não se classificar durante as etapas que vão se sucedendo na disputa, poderá prosseguir, mas sem concorrer ao prêmio. “Assim, os estudantes terão a possibilidade de ampliar os conhecimentos sem sair do jogo e concorrer ainda a uma repescagem final que vai reclassificar duas equipes”, explica Mauricio Guedes, coordenador da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ.

Histórico

O Desafio Sebrae foi testado pela primeira vez em 2000. Nesse ano, 200 equipes participaram, representando 67 cidades de 20 Estados do País. O jogo foi realizado em etapas classificatória e semifinal, nas quais os participantes, em suas respectivas cidades, competiam via internet, com uma etapa final realizada em Brasília.

A edição de 2001 contou com 3,3 mil equipes inscritas, totalizando 15,3 mil universitários de mais de 550 instituições de ensino superior, representando 280 cidades de todo o País. Em 2002, o Desafio Sebrae alcançou a meta de 10 mil equipes inscritas, o triplo do ano anterior. No ano seguinte, a competição envolveu 54.755 universitários de todo o Brasil, de 2.031 universidades, com 1.734 cidades representadas.

Cerca de 2,7 mil faculdades participaram do Desafio Sebrae no ano passado, com a representação de 56.789 universitários que administraram uma fábrica de bolas de vôlei.

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