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17.05.2005 | |||||||||
Desafio Sebrae 2005 |
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Carlos Eduardo Cayres | |||||||||
Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ coordena Desafio Sebrae que
tem nova plataforma na edição 2005 O Desafio 2005 vem cheio de novidades. Os jogadores poderão atuar na concepção da empresa. Nas versões anteriores, os universitários recebiam empresas já constituídas, ou seja, com o parque industrial montado, produção inicial e número de funcionários estipulado, entre outros elementos. Agora, os grupos vão contar com um capital virtual para iniciar o empreendimento e investir durante todo o jogo. Terão que decidir desde a distribuição e destinação deste capital, para daí em diante seguir crescendo e consolidando o trabalho diante de situações favoráveis e adversas tanto no cenário macro quanto micro do negócio. Outra mudança é que a cada decisão que a equipe tomar, será preciso justificar a ação, possibilitando que os integrantes analisem seus passos e reflitam sobre aquilo que estão decidindo. Um dos pontos que também será incentivado nesta edição é a maior interação do participante com a administração dos recursos humanos da empresa. O capital que a equipe recebe no início do jogo servirá também para contratação, treinamento e investimento em pessoal. Com isso, a idéia é alertar os participantes para a importância de se investir e administrar os recursos humanos da empresa. Quem não se classificar durante as etapas que
vão se sucedendo na disputa, poderá prosseguir, mas sem
concorrer ao prêmio. “Assim, os estudantes terão
a possibilidade de ampliar os conhecimentos sem sair do jogo e concorrer
ainda a uma repescagem final que vai reclassificar duas equipes”,
explica Mauricio Guedes, coordenador da Incubadora de Empresas da COPPE/UFRJ. O Desafio Sebrae foi testado pela primeira vez em 2000. Nesse ano, 200 equipes participaram, representando 67 cidades de 20 Estados do País. O jogo foi realizado em etapas classificatória e semifinal, nas quais os participantes, em suas respectivas cidades, competiam via internet, com uma etapa final realizada em Brasília. A edição de 2001 contou com 3,3 mil equipes inscritas, totalizando 15,3 mil universitários de mais de 550 instituições de ensino superior, representando 280 cidades de todo o País. Em 2002, o Desafio Sebrae alcançou a meta de 10 mil equipes inscritas, o triplo do ano anterior. No ano seguinte, a competição envolveu 54.755 universitários de todo o Brasil, de 2.031 universidades, com 1.734 cidades representadas. Cerca de 2,7 mil faculdades participaram do Desafio Sebrae no ano passado, com a representação de 56.789 universitários que administraram uma fábrica de bolas de vôlei. |
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