10.05.2005
Editora UFRJ é um dos destaques da XII Bienal Internacional do Livro

Diego do Carmo

Nos últimos anos vem crescendo a presença das editoras universitárias no mercado editorial brasileiro. Com ligação expressiva entre a vida acadêmica e a sociedade em geral, essas editoras oferecem ao público o que há de mais vasto na produção universitária a preços acessíveis. Além disso, a busca cada vez mais freqüente por qualificação e a criação de novos cursos de pós-graduação nas instituições de ensino superior, aumentaram o universo de leitores desse tipo de publicação.
Segundo Fernanda Ribeiro, diretora da Editora UFRJ, as editoras universitárias vêm contribuindo decisivamente para preencher uma imensa lacuna bibliográfica que existe nas áreas técnico-científicas.
“Diversificando as temáticas e buscando uma linguagem acessível aos mais diversos públicos, a carência que existe nessas áreas tende a diminuir. Isso sem perder a qualidade na programação visual e sem ônus no custo para o leitor”, afirma.
A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), criada em 1987 para aperfeiçoar todo o processo de produção e comercialização do livro universitário, tem contribuído para esse crescimento, incentivando o intercâmbio entre as editoras, inclusive com entidades similares no exterior. O reflexo disso é que na XII Bienal Internacional do Livro, que começa no próximo dia 12 de maio, no Riocentro, o stand da Associação será o maior de todos, com 800m² e 60 editoras, o dobro desde que começou a participar do evento, em 2000.
Dentro desse cenário de crescimento, a editora UFRJ desponta como uma das principais componentes do stand da ABEU, no pavilhão vermelho, ocupando um espaço de 40 m². Tendo tido papel de destaque na última Bienal, em 2003, e carregando um acervo de 131 títulos publicados, a editora prepara algumas surpresas para essa edição.
“Teremos novas edições e reedições na Bienal. Os livros “Contos de Verão”, de Shakespeare, “Max Weber e a idéia de sociologia econômica”, de Richard Swedberg e “Revolução e democracia em Marx e Engels”, de Jacques Texier são os destaques. A UFRJ e sua produção acadêmica estarão bem representadas no Riocentro”.
Criada em 1986, a Editora UFRJ vem se destacando no mercado pelas reedições das obras de Fernando de Azevedo, Anísio Teixeira, Guerreiro Ramos e por editar obras como “A UNE em tempos de autoritarismo”, de Maria de Lourdes Fávero; “O mistério do samba”, de Hermano Viana e “O carnaval carioca”, de Maria Laura de Castro, entre outros.

• 03/05/2005 - Stricto Sensu - Qual será o destino da pesquisa no Brasil?
• 19/04/2005 - Bibliotecas de acervos raros recebem equipamentos de segurança
• 12/04/2005 - UFRJ testa padrão para TV digital