12.04.2005
UFRJ testa padrão para TV digital
Bruno Franco

A TV digital está cada vez mais próxima de se tornar realidade, e o governo brasileiro ainda estuda os diferentes padrões de transmissão e compressão, já desenvolvidos, antes de fazer sua opção. A UFRJ cumpre sua parte na tarefa de subsidiar essa escolha. O Laboratório de Processamento de Sinais (LPS), da COPPE, está realizando testes com o padrão de codificação de vídeo H.264, lançado em 2004 pela ISSO (International Organization for Standardization) e pela União Internacional de Telecomunicações, e empregado na França. É a compressão do sinal que dá viabilidade à tecnologia digital.
Atualmente, cada canal convencional de televisão ocupa uma banda de 6 megahertz de largura, utilizando o MPEG-2, o mais usado no mundo. A TV digital, com este mesmo padrão, permite a inclusão de quatro canais convencionais nessa faixa ou um, de alta definição. O H.264 dobra essa capacidade, permitindo oito canais de definição normal ou duas de alta definição, bem como combinações equivalentes (basta considerar que a alta definição ocupa espaço quatro vezes maior que a convencional).
O objetivo da pesquisa, também desenvolvida por outras universidades, é entender o funcionamento deste padrão, para, eventualmente, recomendá-lo como referência para o Sistema Brasileiro de Televisão Digital (SBTVD).
Os testes deverão ser concluídos até o fim do ano.

• 05/04/2005 - Projeto Conexões de Saberes é lançado na UFRJ
• 29/03/2005 - Quando o sol bater na janela do seu quarto