No Foco
14.12.2004
Fórum de Direitos Humanos
Carlos Eduardo Cayres e Bruno Franco

No último dia 8, a Universidade Federal do Rio de Janeiro junto com o Movimento Humanos Direitos realizaram o Fórum de Direitos Humanos, na Casa do Estudante Universitário. O evento, que se constitui em um espaço de reflexão sobre a temática dos Direitos Humanos (DH), teve início às 9h com o pronunciamento do professor Marco Antônio França Faria, pró-reitor de Extensão da UFRJ, que na ocasião declarou estar honrado em representar o reitor em um evento de tamanha importância..
A primeiro painel de debate foi composto pelo ator Marcos Winter, presidente do Movimento Humanos Direitos (MhuD) e pela decana do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Sueli Souza de Almeida. Marcos iniciou seu discurso falando da importância da parceria com a universidade: “essa parceria é interessante pelo simples fato de estando próximo de uma universidade estamos perto das letras, artes e ciências; o que favorece bastante nosso movimento”, afirmou. A decana do CFCH completou afirmando que esse tipo de parceria enobrece a UFRJ, que já vem escrevendo em sua agenda, tanto da graduação quanto da pós, temas pertinentes aos Direitos Humanos.
Logo após o término da primeira mesa, iniciou-se a palestra do Procurador da República, José Damião de Lima Trindade. Durante vinte minutos, José Damião explicou as diversas transformações e contradições que os Direitos Humanos sofreram ao longo dos séculos: “os direitos do homem, com o passar do tempo, tiveram que ser reformulados de acordo com os acontecimentos”, resumiu.

[ Leia a matéria na íntegra no NOTÍCIAS UFRJ ]

• 07/12/2004 - 11º dinossauro encontrado no Brasil