No Foco
30.11.2004
Orçamento 2005
Rafael Vargas

O Governo Federal pretende aprovar no Congresso, para o ano de 2005, o orçamento de R$ 888 milhões destinado às suas 55 Instituições de Ensino Superior. Os recursos previstos superam em R$ 200 milhões a verba do ano de 2004 e através da emenda Andifes ainda podem ser acrescidos R$250 milhões. Além disto, a SeSu — Secretaria de Ensino Superior do MEC — dispõe de 106 milhões a serem aplicados de acordo com as necessidades adicionais das universidades.
A UFRJ espera contar com R$ 92 milhões de toda esta verba, ou seja: 67 milhões de reais do orçamento que está sendo votado e mais 25 milhões de reais de recursos da SeSu.

Orçamento Participativo
Pela primeira vez, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3) lança as bases para um orçamento participativo. A idéia principal desta iniciativa é assegurar a transparência do planejamento nos gastos com custeio e investimento. Para isso, desde setembro, foram identificadas as principais demandas das Unidades e Centros da Universidade, que elaboraram planilhas indicando suas necessidades de custeio e as enviaram para a PR-3.

[ Leia a matéria na íntegra no NOTÍCIAS UFRJ ]

• 23/11/2004 - UFRJ e Petrobras firmam acordo de 8 milhões de reais