No Foco
07.12.2004
11º dinossauro encontrado no Brasil
Carlos Eduardo Cayres

Um senhor caminhava para mais uma partida de bochas com seus companheiros, quando acabou descobrindo a ossada de um dinossauro existente há 225 milhões de anos. Se você está pensando que isso não passa da chamada de mais um filme do Spielberg, enganou-se redondamente.
No último dia 2, pesquisadores do Museu Nacional do Rio de Janeiro reuniram a imprensa para divulgar o mais novo fóssil de dinossauro encontrado no Brasil. A descoberta foi feita por Luciano Artemio Leal, doutorando em Filogenia, do Instituto de Paleontologia, orientando do professor Sérgio Alex, diretor do Museu Nacional do Rio de Janeiro.
Segundo Átila Rosa, paleontólogo representante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), parceira da UFRJ, o começo de tudo foi em maio de 1998: “o aposentado Tolentino Marafiga caminhava por um trecho da estrada de terra que liga São Martino da Serra a Santa Maria, no Rio Grande do Sul, quando de repente observou algo estranho no acostamento, algo parecido com a mão de um animal saindo da rocha. Acreditando ter feito uma grande descoberta e sabendo que aquilo era um animal muito antigo, entrou em contato com a Universidade de Santa Maria e como um guardião, esperou a chegada de estudantes do laboratório de paleontologia (entre eles, Luciano) que constataram a presença de um fóssil”, comentou.

[ Leia a matéria na íntegra no NOTÍCIAS UFRJ ]

• 30/11/2004 - Orçamento 2005